sicred
Unifique

Santa Catarina deve enfrentar dias de calor extremo nos próximos dias, devido ao “veranico”. O fenômeno deve atingir todas as áreas do Estado, a partir da quinta-feira (6), mas as regiões Oeste e Sul devem sofrer mais impactos das condições, segundo o meteorologista Piter Scheuer.

especialista explica que o fenômeno ocorrerá devido ao padrão de bloqueio, o qual é uma anomalia de tempo seco com temperaturas elevadas para os padrões da época do ano.

Veranico em SC traz temperaturas altas apenas para duas regiões

O sol deve predominar durante os dias, com calor acentuando – Foto: Climatempo/Divulgação/NDO sol deve predominar durante os dias, com calor acentuando – Foto: Climatempo/Divulgação/

Apesar das precipitações, Scheuer afirma que as mínimas continuarão baixas.

Na Serra, estarão entre 7°C e 10°C ao amanhecer, no Oeste 10°C e 13°C e no litoral entre 10°C e 13°C.

O sol deverá predominar durante os dias inteiros, o calor acentuando no Sul e Oeste, com máximas de 27°C e 28°C, podendo chegar aos 30°C, segundo o Scheuer.

O que é o veranico?

Veranico é conhecido por causar temperaturas altas por mais de quatro dias durante temperaturas frias – Foto: Freepik/Divulgação/NDVeranico é conhecido por causar temperaturas altas por mais de quatro dias durante temperaturas frias – Foto: Freepik/Divulgação/

Conforme o Climatempo, o fenômeno ocorre quando o tempo está quente há mais de quatro dias durante o inverno ou outono.

Além desses aspectos, o tempo costuma ficar seco e com poucas chuvas e, o veranico é comum ocorrer mais no Sul do Brasil.

Fonte: NDMais