sicred
Unifique

No mês em que completa 100 dias de mandato, o vereador Domingos Martorano apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas neste início de trabalho na Câmara de São Joaquim. Com 12 projetos de lei protocolados e diversas solicitações de emendas parlamentares, Martorano tem se destacado por pautar temas ligados à inclusão, especialmente à causa autista.

Entre as ações de maior relevância está a inclusão do Dia do Autista, comemorado em 2 de abril, no calendário oficial de eventos do município, dentro das ações do “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo.

Além disso, o vereador protocolou cinco projetos voltados à causa autista, incluindo a proposta de redução da carga horária em 50% para servidores públicos municipais que são responsáveis legais por pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Martorano também propôs a criação do “Selo Escola Amiga do Autista” e um cadastro municipal de pessoas com autismo em São Joaquim, para que o município tenha dados mais precisos sobre essa população.

Outros projetos em tramitação abordam a criação da Câmara Mirim e da Câmara Itinerante, além da adoção de identificações como o colar de girassol — símbolo internacional das deficiências invisíveis — e o colar de quebra-cabeça, também relacionado à causa autista.

No campo dos recursos, o vereador articulou junto ao deputado estadual Lucas Neves uma emenda para a instalação de uma sala multi-sensorial na APAE, espaço que irá auxiliar no atendimento à neurodiversidade, beneficiando não apenas pessoas com autismo, mas também outros públicos. Outro recurso garantido foi uma emenda de R$ 100 mil para a construção de uma praça no bairro Santa Paulina.

Domingos também pediu mais efetivo ao bombeiro Militar, pois São Joaquim conta com um déficit de profissionais, tendo dia que tem apenas um militar.  Ele fez um pedido oficial para o Comando do Bombeiro de SC junto com o Deputado Lucas Neves. Além disso uma indicação de Cidadão Joaquinense ao Deputado Lucas Neves pelos relevantes serviços a comunidade.

Como líder do governo na Câmara, Martorano também atuou em defesa de projetos importantes, como medidas voltadas à saúde, incluindo ações de apoio ao Hospital de São Joaquim.

De acordo com o vereador, o mandato foi dividido em etapas quadrimestrais, cada uma com foco em políticas públicas específicas. Após este primeiro quadrimestre voltado à inclusão, o segundo quadrimestre terá como prioridades temas ligados à cidadania, à causa animal, à revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara.

“Tem muito trabalho já realizado e muito mais por vir. Estamos apenas no começo de um mandato que pretende deixar um legado de inclusão, cidadania e desenvolvimento para São Joaquim”, destacou Domingos Martorano.