16/09/2025 16h31 ⟳ Atualizada em 16/09/2025 às 16h31
Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de São Joaquim, o vereador Domingos Martorano utilizou a tribuna para se posicionar sobre a polêmica envolvendo a divulgação de uma “Primeira Festa Nacional da Maçã” no município de Vacaria (RS).
Em sua manifestação, Martorano destacou que o título da Festa Nacional da Maçã é de uso exclusivo de São Joaquim, reconhecida oficialmente pela Lei Federal nº 13.790/2019 como Capital Nacional da Maçã. O vereador reforçou que a cidade já está na 25ª edição do evento, o que comprova sua tradição e legitimidade.
“Nós vamos trabalhar para que a propriedade intelectual do nome Festa Nacional da Maçã seja única e exclusiva de São Joaquim. Não temos nada contra o povo de Vacaria e muito menos contra suas autoridades políticas, mas usar e usurpar o nome da nossa festa é inaceitável”, declarou.
Martorano ressaltou ainda que a notícia sobre a realização da “Primeira Festa Nacional da Maçã” em Vacaria causou estranheza, já que São Joaquim é quem detém esse reconhecimento há décadas.
O parlamentar concluiu afirmando que seguirá defendendo os interesses culturais e econômicos de São Joaquim, para garantir que a Festa Nacional da Maçã continue sendo símbolo da identidade e do orgulho joaquinense.