De quarta até sexta-feira (25 a 27), 15 vinícolas catarinenses vão participar da segunda edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Produtores de vinhos de altitude e do vale da uva Goethe dos municípios de São Joaquim, Bom Retiro, Urubici, Urussanga e Içara mostrarão a qualidade e diversidade de seus rótulos num estande exclusivo do Estado, valorizando o terroir de cada uma dessas regiões. A participação coletiva é viabilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina.
A Wine South America é a maior feira de vinhos da América Latina e foi criada para promover negócios no segmento, envolvendo a indústria, os compradores de varejo e profissionais do vinho. A programação do evento prevê lançamentos de produtos, rodadas de negócios, palestras internacionais, degustações interativas e roteiros enoturísticos na região de Bento Gonçalves.
A previsão dos organizadores é de que três mil rótulos nacionais e internacionais sejam expostos e colocados à disposição dos visitantes. São 300 marcas distintas de vinhos e espumantes, num evento que também vai mostrar sucos de uva, azeites de oliva e cachaça. Só o Projeto Comprador – que reúne supermercadistas, varejistas, importadores, representantes de lojas de vinhos e restaurantes – deve movimentar R$ 10 milhões em negócios durante a Wine South America.
Entre os oito mil visitantes esperados para a feira estão experts, enólogos, enófilos, sommeliers, jornalistas especializados e apreciadores de vinhos de vários países.
O diretor da Wine South America, Marcos Milanez, considera positivo o aumento de vinícolas de Santa Catarina presentes na feira em relação à primeira edição. Ele também festejou, assim como os vitivinicultores catarinenses, o recente anúncio do fim da Substituição Tributária para os vinhos e derivados, pelo governo do Estado, abrindo a possibilidade de expandir a venda do produto no mercado brasileiro. “Teremos compradores de todos os estados e essa medida traz maior competividade para estas empresas, melhorando o capital de giro e atraindo novos negócios”, avalia Milanez.
QUEM ESTARÁ NA WINE SOUTH AMERICA
Casa del Nonno – Urussanga
De Noni – Urussanga
Hiragami – São Joaquim
Leone Di Venezia – São Joaquim
Pericó – São Joaquim
Serra do Sol – Urubici
Suzin – São Joaquim
Thera – Bom Retiro
Vigna Mazon – Urussanga
Villa Francioni – São Joaquim
Villaggio Bassetti – São Joaquim
Villaggio Conti – São Joaquim
Vinhedos do Monte Agudo – São Joaquim
Vinhos Quarezemin – Içara
Vinhos Trevisol – Urussanga