sicred
Unifique

Durante dois fins de semana o festival Vindima, um evento paralelo à programação realizada nas vinícolas, contará com degustação de vinhos e gastronomia regional. A entrada é gratuita.

São 17 vinícolas participantes da Vindima 2023. Os visitantes podem conhecer os rótulos e aprender mais sobre a arte da produção de vinhos de altitude. A produção na Serra Catarinense chega a um milhão e meio de garrafas de vinho por ano.

A região desponta neste mercado com vinícolas premiadas no cenário nacional e internacional. “O vinho é um produto que está crescendo no Brasil, dobrou o consumo. O vinho tem demonstrado que é um grande caminho para o desenvolvimento econômico”, pontua Diego Censi, presidente da Vindima.

Os proprietários estão otimistas com o turismo de experiência onde os visitantes conseguem agendar passeios guiados aos vinhedos, acompanhar a colheita da uva e apreciar os produtos nas próprias vinícolas. “A cada ano a Vindima vem se revelando melhor. A maioria de nós produtores é nova e isto nos estimula para continuar investindo no negócio”, comemora o empresário Vicente Donini, que há sete anos passou a investir na produção de vinhos com a abertura da Vivalti.