14/09/2025 10h49 ⟳ Atualizada em 14/09/2025 às 10h49
“Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida.” Nunca é tarde para demonstrar o clássico romantismo, dar uma prova de amor e surpreender a pessoa amada, não é mesmo?
O amor está acima de qualquer coisa. Em grande estilo e de aliança dourada na mão esquerda em um dia de Sol com temperatura típica de finalzinho de inverno. Agora é de papel passado, hora de lua de mel e núpcias e que venham as bodas. Mesmo com toda a contemporaneidade das configurações de casais da atualidade, o sonho do enlace matrimonial ainda é nutrido por muitas pessoas, sobretudo pelas mulheres, geralmente mais sensíveis quando o assunto é paixão.
E para dar uma forcinha para que esta vontade vire realidade de verdade, a Prefeitura de Lages, em um gesto carinhoso além das paredes do trabalho burocrático do dia a dia, organizou a tão esperada cerimônia de oficialização da união de 34 casais de histórias diversificadas; alguns estão juntos há pouco tempo, outros já em convivência em seus lares há anos, e muitos já com seus filhos, bebês, ou em fase de criança, adolescente e jovem.
Este é o Casamento Lageano, uma nova edição para contemplar 68 homens e mulheres com o desejo de oficializar a relação em 2025 a partir do rito civil. O segundo sábado do mês de setembro jamais sairá da memória das famílias – O dia 13, às vésperas do início da primavera, que tem tudo a ver com flores, encantos e magia.
Em uma cerimônia de celebração na tarde deste sábado no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, promovida pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Inovação/Balcão Cidadão, os casais previamente inscritos reuniram-se no começo do mês no Centro Cultural Vidal Ramos para alinhar detalhes.
O Mercado Público estava diferente neste fim de semana, decorado especialmente para o evento, contando, aliás, com espaços para fotos, como um estúdio, além de sonorização e telão de LED. Artistas locais executaram a marcha nupcial e cantaram músicas ao longo do evento. Os casais receberam uma bênção, celebrada por um padre e um pastor e tiveram padrinhos.
O mais recente casamento comunitário realizado pela Prefeitura aconteceu em 2023 e agora, remodelado e sob uma nova proposta, o Casamento Lageano resgata esta tradição, e de forma gratuita, oportunizando aos casais um matrimônio completo, com traje; vestido branco; véu; grinalda; manicure; acessórios (brincos e colares); penteado e maquiagem às noivas; buquê de flores; convite personalizado; bolo de casamento; bebida para o brinde, e álbum de fotos. Toda a documentação de registro civil e outros brindes também foram oferecidos sem custo algum aos noivos e noivas.
Sentir na própria pele a alegria das pessoas. “Nós trabalhamos com pessoas e para as pessoas. Todos temos uma história, uma bagagem, planos e sonhos. Enquanto Prefeitura de Lages, nós preparamos tudo com o maior carinho, com respeito a estas trajetórias dos noivos e aos seus filhos. Desejamos que a felicidade seja cada vez mais presente em suas vidas, tenham saúde, e que o amor sempre esteja fortalecido dentro de suas casas; que está união esteja mais sólida a cada dia”, almeja a prefeita Carmen Zanotto aos noivos.
A prefeita Carmen Zanotto foi a anfitriã do Casamento Lageano, cumprimentando os casais e vivendo juntos com eles todo este sonho, transbordada de emoção. Ao lado do secretário municipal da Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Junior, e o coordenador do Balcão Cidadão de Lages, Adenoir Guimarães.
Ensaio no Parque Jonas Ramos
À tarde, momentos antes do tão sonhado “Sim”, as noivas foram privilegiadas com um ensaio fotográfico em um dos mais belos cartões postais de Lages, bem no centro da cidade, o Parque Jonas Ramos (Tanque). O cenário perfeito: Jardim de flores a céu aberto, árvores ornamentais, lago, chafariz e o canto dos passarinhos testemunhando a felicidade destas mulheres.
E “viva” os noivos! Chuva de arroz para emanar prosperidade à Emile e ao Fernando
O sábado está diferente
Quem nunca ouviu esta frase não viveu direito, não é mesmo?!: “Ai amiga, quando é pra ser não existe nada que impeça. Dá mais uma chance pra vocês dois.” E foi exatamente isto que a Emile fez.
Ela era uma das noivas maravilhosas e exuberantes de branco deste sábado. Emile Artner, do lar, casou-se aos 22 anos com Fernando de Arruda Luiz, de 23, que trabalha como motorista de caminhão. E um spoiler: Tinha uma princesinha linda, toda arrumada, no evento!
O casal já divide um lar há mais ou menos três anos e são pais da pequena Maria Fernanda, de dois aninhos. A família mora no bairro Penha.
Normalmente, em um sábado comum, os três estariam passando momentos de qualidade juntos, pois Fernando passa a semana inteira viajando a trabalho pelas rodovias, e então a família aproveita bastante o seu fim de semana unidos. Mas, este sábado foi diferente, bem diferente. Foi o dia do casamento! Na plateia, familiares e amigos emocionados com tanta demonstração de carinho entre os dois.
Emile e Fernando conversaram e decidiram formalizar a união porque já queriam oficializar a união desde o nascimento da filha, em 2023, porém, pelos custos altos de um casamento ainda não haviam conseguido realizar este sonho. Questões financeiras adiava esta concretização. “‘Pra’ gente é importante oficializar em cartório um compromisso. As vantagens são os direitos adquiridos depois do registro”, revela a noiva, agora casada. “O que muda a partir de agora é que é um sonho sendo realizado em nossas vidas, que a gente via distante.”
Sobre um passeio de lua de mel, Emile diz: “Não planejamos nada ainda. Iremos pensar em algo depois do casamento.”
E o que você acha desta ideia de a Prefeitura oferecer um casamento digno de filme, com tudo a que vocês têm direito? “O que eu acho de uma cerimônia de casamento? Eu acho perfeito. Eu estou achando maravilhoso. Todo dia me emocionava pelo fato de que o dia do casamento estava chegando.”
E complementa: “A Prefeitura e o Senac nos deram um apoio enorme em relação a tudo! Todos muito atenciosos e tirando todas as nossas dúvidas com muito carinho.”
Pegue um lencinho para acompanhar a história de Emile e Fernando. Dá para sentir de longe a conexão deste casal. A emoção é inevitável
“A passagem da vida mais marcante que a gente tem juntos é o nosso reencontro e o nascimento da nossa filha. Eu amo ele e ele me ama.
Nossa história começou em Correia Pinto, quando éramos apenas dois adolescentes de 12… 13 anos, cheios de sonhos e inocência. Embora a vida nos tenha levado para caminhos diferentes, o destino nos reencontrou anos depois, por meio de familiares queridos.
A partir do nosso reencontro, nossa jornada juntos foi repleta de momentos incríveis, não paramos mais de nos falarmos, nos encontrarmos em praças, churrascarias, sorveteria, casas de amigos e familiares…
Em junho de 2022, eu celebrei minha formação em Primeiros Socorros, e foi exatamente nesse momento que ele me pediu em namoro, tornando esse dia ainda mais especial. Poucos meses depois, decidimos dar um passo adiante e começar a morar juntos. E então, o inesperado aconteceu: Descobrimos que estávamos esperando nossa princesinha!
Com o nascimento dela em 2023, nossa família se tornou ainda mais completa, e decidimos oficializar nossa união com um casamento. Embora tenha sido um desafio devido aos custos, o Casamento Lageano tornou esse sonho possível. Dias antes, eu e meu esposo muito ansiosos, e eu imaginava o tempo inteiro: ‘Agora, estamos prestes a realizar esse momento tão especial, e mal podemos esperar para realizar esse sonho!’”
Ficou com vontade de casar? Prepare-se para as inscrições a partir do Mês das Noivas de 2026
Uma nova edição do Casamento Lageano está programada para acontecer em 2026. Planeja-se que as inscrições sejam lançadas em maio do próximo ano.
Direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) de programas sociais e residentes no município de Lages, o Casamento Lageano conta com a parceria do Cartório de Registro Civil, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).
São padrinhos do Casamento Lageano: Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Câmara Municipal e TV Câmara, Senac, Banco da Família, Sicoob, Credisserrana, Hining’s Acessórios, Supermercados Martendal, Supermercados Klöppel, Instituto MIX, CentroSerra Convention Center, Bebidas Coral, Santíssimo Bigode, La Unica Ateliê, ProArt Produção de Eventos, Graphel e Flores & Fotos.
Texto: Daniele Mendes de Melo, com apoio de Silviane Brum
Fotos: Nilton Wolff