Oi, oi pessoal
Você tem a sensação que o ano passou voando?
Faltam menos de 3 meses para o final de ano e muitas pessoas me dizem como esse ano passou voando e estão com a sensação que não fizeram nada. Mas será que não fizeram nada mesmo ou será que elas não se deram conta de tudo o que fizeram?
Se você tem essa sensação de que o ano passou rápido, ou aquela sensação ao sair de casa sem perceber o que estava fazendo e depois ficou se perguntando se esqueceu a janela ou a porta aberta? Isso acontece porque você entra no modo piloto automático.
Viver no piloto automático é continuar repetindo padrões e estabelecendo uma rotina de comportamento, dia após dia. É um estado mental em que as ações são desempenhadas sem intencionalidade.
Entrar no piloto automático é necessário para seu cérebro economizar energia, mas o problema é a hora que você não consegue mais sair desse modo e sua mente vira um caos sempre focada no passado ou no futuro, isso gera crises de ansiedade ou de tristeza.
O filme “Click” é um ótimo exemplo para poder explicar o que é entrar no modo piloto automático. No filme o personagem principal está cada vez mais frustrado por passar a maior parte de seu tempo trabalhando. Um dia ele ganha um controle remoto universal, com capacidade de acelerar o tempo, no início ele usa o aparelho para acelerar qualquer momento tedioso, mas se dá conta de que está acelerando o tempo demais, deixando de viver preciosos momentos em família.
Muitas vezes, por estarmos tão envolvidos no piloto automático da nossa vida nós fazemos a mesma coisa. Isso pode ter se tornado um hábito ou um estilo de vida.
Para se livrar de estar nesse modo é importante estar focado no que está fazendo agora, no momento presente. Observar mais as pequenas coisas do seu dia a dia, perceber as pessoas ao seu redor, ao fazer uma refeição perceber o sentimento que você tem ao comer, admire mais como está o dia, pois são essas pequenas coisas que te trazem ao momento presente.
Já dizia o escritor Eckhart Tolle, “o presente é o único momento no qual podemos atuar. O passado já foi e o futuro ainda não chegou”.
Seja sua melhor versão!
Por: Danusa Moch
Coach Realização Pessoal
Realização Profissional e
Inteligência Emocional