sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
16/12/2025 20h30 ⟳ Atualizada em 16/12/2025 às 20h30

 

O Canil Municipal de São Joaquim avança para uma nova etapa com as obras da sua nova estrutura já em fase de acabamento. O espaço passa por uma ampla modernização, reforçando o compromisso do município com o bem-estar animal e com políticas públicas voltadas ao cuidado responsável dos cães.

Ao todo, estão sendo construídas 45 baias com espaço suficiente para os cães correr e brincar. Já estão prontas 26 baias e as outras 15 estão em fase final de execução. A nova estrutura contempla ainda 4 baias de triagem, destinadas à avaliação inicial dos animais resgatados, além de 2 baias de isolamento, utilizadas para acompanhamento clínico e prevenção de doenças.

Toda a etapa de construção e adequações tem o acompanhamento da fiscalização do Conselho Regional Medicina Veterinária de Santa Catarina, este ano a estrutura já recebeu a visita dos representantes da instituição três vezes, avaliando sempre de forma positiva os trabalhos e as condições que os cães são cuidados.

Atualmente, o Canil Municipal abriga 70 cães, todos castrados, com vacinação polivalente e antirrábica em dia, além de vermifugação e controle de ectoparasitas, garantindo que os animais estejam livres de pulgas e carrapatos. Os cães recebem alimentação duas vezes ao dia, contam com água potável corrente em bebedouros automáticos, camas confortáveis e um ambiente que passa por limpeza duas vezes por dia.

O trabalho diário é realizado por uma equipe de quatro colaboradores, que também passam por qualificação profissional, com métodos adequados para o manejo, cuidado e bem-estar dos animais. Todo o atendimento conta com acompanhamento veterinário permanente, sob responsabilidade do Diretor do Bem-Estar Animal e médico veterinário, Matheus Cardoso Nunes.

Além das melhorias estruturais no Canil, o município projeta um novo avanço importante: a construção de uma Clínica do Bem-Estar Animal, que será destinada à realização de castrações e atendimentos veterinários, fortalecendo as ações de proteção animal em São Joaquim.

Vale lembrar que o canil municipal não é depósito de cães que as pessoas não querem mais, é apenas um local de passagem para animais em situação de rua que após receber os cuidados necessários estão aptos para adoção em novo lar.

Fotos: Dionata Costa
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de São Joaquim

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.