17/01/2026 19h59 ⟳ Atualizada em 17/01/2026 às 19h59

Nesta sexta-feira (16), as Soberanas da 25ª Festa Nacional da Maçã marcou presença na abertura oficial da 4ª Festa da Melancia, em Jaguaruna, evento que também contou com show nacional de Israel e Rodolffo. A participação integrou a agenda de divulgação do maior evento de São Joaquim, levando ao litoral sul catarinense a cultura, os sabores e as tradições da Serra.
Durante a cerimônia de abertura, a Rainha Natália Nunes Henrique Esteves destacou, em seu discurso, a importância dos produtos joaquinenses com Identificação Geográfica, ressaltando a Maçã Fuji, o Mel de Melato da Bracatinga, o Queijo Serrano, os vinhos de altitude e o Frescal, que está em processo de certificação. Na ocasião, a soberana também convidou o público para viver a experiência da 25ª Festa Nacional da Maçã, que acontece de 07 a 10 de maio de 2026, em São Joaquim.
Como gesto de integração entre os municípios, as soberanas realizaram a entrega simbólica de maçãs aqno palco ao prefeito e ao vice-prefeito de Jaguaruna, reforçando o espírito de parceria e troca cultural entre a Serra e o Litoral.
A comitiva joaquinense foi composta ainda pelas princesas Bianca Nunes Nascimento e Laís Marchesine, acompanhadas pela diretora de Turismo, Ana Paula Lemos, e pelo assessor de Comunicação, Dionata Costa.
Em Jaguaruna, o grupo foi recebido pelas autoridades locais: o prefeito Laerte da Silva, o vice-prefeito Henrique Fontana, o secretário de Turismo Dante Gentil, a diretora de Turismo Sarah Barbosa e a secretária de Agricultura Márcia de Souza.
O encontro foi marcado por um clima de confraternização, valorizando as raízes culturais, a agricultura e o trabalho das comunidades envolvidas na realização das festas. “Um encontro de culturas, sabores e tradições que fortalecem os laços entre os municípios e celebram aquilo que nos une: o orgulho pela terra, pela agricultura e pelas pessoas que fazem cada festa acontecer”, destacou a comitiva.
A presença em Jaguaruna reforça a missão das soberanas de divulgar São Joaquim, sua história e seus produtos, convidando toda Santa Catarina e o Brasil para, em maio, viverem a magia da 25ª Festa Nacional da Maçã, um evento que promete celebrar o passado, o presente e o futuro de uma das mais tradicionais festas do estado.
Fotos: Dionata Costa
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de São Joaquim

