Santa Catarina tem oito candidatos confirmados ao governo do Estado a aproximadamente dois meses para as Eleições 2018. O prazo para realização das convenções que formalizam as candidaturas terminou no domingo, dia 5 de agosto.
Confira quem são, em ordem alfabética:
Ângelo Castro – PCO
Natural de Brasília, tem 47 anos e é formado em pedagogia. Trabalha na empresa estatal Dataprev, que fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação. Se filiou ao PCO no começo deste ano para disputar as eleições pela primeira vez. Nunca foi filiado a outro partido antes.
Carlos Moises da Silva – PSL/PMN/Patriota
Neste sábado, o PSL homologou a candidatura do comandante Carlos Moisés da Silva para o governo do Estado. A vice será a advogada Daniela Reinehr
Carlos Moises da Silva é advogado e natural de Florianópolis. Bombeiro militar da reserva, atuou como comandante do batalhão de Tubarão, município do Sul do Estado, por 18 anos. Além da carreira no Corpo de Bombeiros, ele foi coordenador da Defesa Civil entre 2012 e 2014 e assessor dos Bombeiros na Secretaria de Justiça e Cidadania entre 2014 e 2016. Participa da disputa de cargos eletivos pela primeira vez. Veja mais detalhes do candidato.
Décio Lima – PT
O deputado federal Décio Lima foi oficializado candidato ao Governo de Santa Catarina após convenção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). A sigla não definiu aliança com nenhum outro partido, da mesma forma que também deixou em aberto a vaga de vice-governador a qual, de acordo com o diretório, deve ser preenchida e anunciada na próxima segunda-feira.
Apesar de ter nascido em Itajaí, começou a sua carreira política em Blumenau. Foi eleito vereador em 1992 e venceu a disputa para a Prefeitura da cidade em 1996, reelegendo-se quatro anos mais tarde. Após deixar o cargo, atuou como superintendente do Porto de Itajaí. Em 2007 se candidatou para o cargo de deputado federal, conseguindo novos mandatos para o cargo em 2011 e 2015. Aos 57, disputa pela primeira vez o governo do Estado. Veja mais detalhes do candidato.
Gelson Merisio – PSD/PP/DEM/PSB/PDT/PCdoB e outros 9 partidos
Natural de Xaxim, no Oeste do Estado, Merisio mudou-se ainda jovem para Xanxerê, onde foi eleito para vereador em 1988. Depois, foi presidente da Facisc e diretor financeiro da Casan. Também atuou como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, secretário de Agricultura e chefe da Casa Civil. Assumiu o cargo de deputado estadual como suplente em 2005 e reelegeu-se para a função nos três pleitos seguintes. Veja mais detalhes do candidato.
Ingrid Assis – PSTU
Ingrid Assis, candidata do PSTU para o governo de Santa Catarina
Ingrid Assis tem 30 anos e nasceu no Amazonas. Morando há 12 anos em Santa Catarina, ela trabalha como professora e atua também dirigente sindical no Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) de São José, na Grande Florianópolis. É a única mulher candidata ao governo catarinense nessas eleições. Veja mais detalhes da candidata.
Leonel Camasão – PSOL/PCB
leonel camasão, de joinville, foi oficializado candidato do psol ao governo do estado nas eleições 2018
O jornalista Leonel Camasão tem 31 anos e participou de movimentos pela redução das tarifas de ônibus. Ingressou no PSOL em dezembro de 2008. Foi candidato a deputado federal em 2010, concorreu à Prefeitura de Joinville em 2012 e a deputado estadual em 2014. Foi presidente estadual do PSOL em 2013 e, atualmente, é presidente do PSOL de Florianópolis. Veja mais detalhes do candidato.
Mauro Mariani – MDB/PSDB/PR/PPS e outros 5 partidos
mauro mariano é oficializado candidato ao governo de santa catarina pelo pmdb
Mauro Mariani será candidato a governador pela primeira vez. Debutou na política como prefeito de Rio Negrinho, no planalto norte, em 1996, se reelegendo em 2000. Conquistou uma vaga de deputado na Alesc em 2002. No pleito seguinte, conseguiu a primeira das três eleições para o cargo de deputado federal, cargo que ainda ocupa. Também ocupou o cargo de secretário de Estado da Infraestrutura. Veja mais detalhes do candidato.
Rogério Portanova é o candidato a governador da Rede em SC para as eleições de 2018
O candidato foi um dos fundadores do Partido Verde (PV) no Brasil, presidindo a sigla em Santa Catarina. Atuou como presidente da Fatma em 2004 e 2005 e como presidente da Fapesc em 2005 e 2006. Exerceu por seis anos o cargo de conselheiro federal da OAB e desde 2016 é o coordenador de Gestão Ambiental na UFSC em Florianópolis. Será o primeiro candidato a governador da Rede Sustentabilidade em Santa Catarina. Veja mais detalhes do candidato.
Como ocorreram as escolhas
A definição das chapas dos candidatos ao governo do Estado foi concluída apenas em 5 de agosto, prazo final para realizar as convenções partidárias. O primeiro a ser oficializado, em 20 de julho, foi Rogério Portanova, da Rede Sustentabilidade.
Em 21 de julho, representantes de 11 partidos políticos confirmaram o deputado estadual Gelson Merisio (PSD) na disputa pelo cargo. Já no dia 28 de julho, o deputado federal Esperidião Amin (PP) foi oficializado candidato ao governo. Mas em 5 de agosto, o PSD e o PP fecharam um acordo para ter chapa majoritária com Gelson Merisio como candidato ao governo.
No dia 29 de julho, o senador Paulo Bauer (PSDB) foi oficializado como candidato ao governo catarinense. Mas também em 5 de agosto, PSDB e MDB fecharam coligação. Assim, Bauer passou a apoiar a candidatura do deputado federal Mauro Mariani, confirmado no sábado, dia 4 de agosto, como o candidato do MDB ao governo do Estado.
Outros postulante ao cargo também foram definidos no último fim de semana das convenções. Leonel Camasão (PSOL), foi oficializado na disputa no sábado, dia 4 de agosto. Já no domingo, dia 5, Décio Lima foi oficializado pelo PT como candidato ao governo. O PSL homologou a candidatura do comandante Carlos Moisés da Silva para o cargo. Enquanto Ângelo Castro foi confirmado pelo PCO horas antes do fim do prazo.
Data do primeiro turno
O primeiro turno da eleição ocorre dia 7 de outubro em todo o Brasil. Serão escolhidos presidente da República e vice, senadores, deputados federais, governador do Estado e vice e deputados estaduais.