sicred
Unifique

Coluna do Rock – por Wagner Urbano

O começo do melhor estilo musical do mundo, o Rock!

Olá pessoal, sou jornalista e admirador do bom e velho Rock and roll, gosto de boas músicas e o rock deixa claro que é um dos melhores estilos que existe.

Neste espaço vamos mostrar a história, falar de bandas, músicas e trazer o estilo para todos. Fiz uma pequena pesquisa e vou contar nesse textinho um pequeno trecho da história do rock mundial.

O rock and roll, conhecido também como rock’n’roll, é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B e gospel, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único instrumentista, ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).

Normalmente, as bandas, além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.

 

A batida é essencialmente um Blues com Country com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa-clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.

Na próxima edição vamos falar sobre os primeiros artistas que colocaram o Rock em ascensão mundial e várias curiosidades sobre o estilo. Até lá!