sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
08/05/2021 15h46 ⟳ Atualizada em 08/05/2021 às 15h46

O Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geas) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, devolveu à natureza, na semana passada, a Alexia, uma bugio ruivo fêmea.

Ela foi atropelada enquanto atravessava a rodovia estadual SC-114, na região de São Joaquim, acompanhada do seu bando. O animal, da espécie Alouatta guariba, foi socorrido e entregue à Polícia Militar Ambiental, que o encaminhou para tratamento no Hospital de Clínica Veterinária (HCV) da Udesc Lages.

Alexia chegou ao hospital com ferimentos na face e uma radiografia demonstrou fratura do osso hioide, na região da garganta. A equipe também coletou sangue, mas hemograma e bioquímicos apresentaram resultados normais para a espécie. O teste sorológico também foi negativo para febre amarela.

“Como estamos com problemas de febre amarela na região, tivemos de coletar sangue deste animal e encaminhar à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Esses animais têm uma importância muito grande na natureza, pois servem como sinalizador da doença”, explicar o professor Aury Nunes de Moraes, responsável pelo setor de animais silvestres do HCV.

Depois de cinco dias sendo medicada, Alexia voltou a se alimentar e ficar ativa. A equipe considerou que ela estava pronta pra voltar para casa o mais rápido possível e, então, ela foi solta no local próximo de onde foi resgatada, com a esperança de que encontre seu grupo novamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.