Por trás de uma família unida, há sempre uma matriarca que estimula o desenvolvimento desse núcleo tão importante. Na queijaria Tio Tácio, a história não seria diferente! Colecionando prêmios dos concursos em que participam, o Queijo Artesanal Serrano, da queijaria Tio Tácio, é um projeto de família, que se consolidou a partir da excelente qualidade na produção de seus queijos. Tradicionalmente, o queijo é feito pela Dona Neiva Rissi, 56 anos, que passou seus conhecimentos para todos da família, especialmente para sua nora, Tuisa Rissi, que a ajuda na elaboração deste queijo tão especial.

 

Localizada no Luizinho, às margens do Rio Pelotas, a queijaria fica a 1 hora de São Joaquim e a produção do queijo chega a aproximadamente seis peças por dia, elaboradas num processo 100% artesanal, a partir de leite cru produzido por vacas criadas em pasto nativo, mantendo a qualidade e tradição. A receita tradicional da Dona Neiva, tornou-se um verdadeiro sucesso, apresentando características únicas, acentuadas pela maturação por tempos mais longos, conferindo a este queijo um sabor levemente picante e adocicado.

Dona Neiva está sempre querendo aprender mais! Incentivada pela família, não perde uma reunião ou curso oferecido pela Epagri na área de produção do Queijo Serrano.

 

A queijaria está muito próxima de conseguir a legalização e nela  podemos encontrar queijos com até dois anos de maturação, além do primeiro queijo elaborado na queijaria, já adotando as boas práticas de fabricação que aprendeu nas capacitações que participa, aliando todo seu saber-fazer aos novos conhecimentos adquiridos. Dona Neiva, juntamente com seu esposo seu Anastácio e com seus filhos André e Adriano, compartilhou todos os saberes, ocasionando no sucesso do empreendimento familiar. A sensibilidade feminina desta mulher, fez toda a diferença para a evolução constante da queijaria.