SEGUNDA-FEIRA 09/07/2018

 SEMANA GELADA TIPICA DE INVERNO!

TEMPO EM SC: Uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical influência gradualmente boa parte do território catarinense mantendo o ar frio e úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera favorecendo um dia céu encoberto com possibilidade de chuva e garoa ocasional entre os setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí intercalando com momentos de tempo seco e respectivamente alguns períodos melhoria (aberturas de sol). Entre o final da tarde e noite, o ciclone extratropical ativa algumas áreas de instabilidades promovendo chuva e garoa ocasional no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido o escoamento de ar frio e úmido proveniente das regiões oceânicas inclusive com previsão de rajadas de ventos mais fortes acima de 70 km/h provenientes do quadrante sudeste a sudoeste. Um dia frio, nublado e típico de inverno com destaque para o Oeste e Planalto Serrano. Eventuais nevoeiros podem se formar durante a madrugada assim como durante o dia, devido à umidade condensada próximo do solo. Queda acentuada da temperatura à noite.

►TEMPERATURA: Frio em todas as regiões com temperaturas baixas. Mínimas entre 5 a 8ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e os municípios do Planalto Serrano durante o amanhecer. No topo da Serra Catarinense temperatura mínima entre 1 a 3ºC. Já no Litoral e Vale do Itajaí mínimas entre 13 a 15ºC. Máximas variando entre 10 a 13ºC entre o Oeste e Serra. Alguns pontos do Oeste e topo da Serra a temperatura máxima não passa dos 8ºC. Nas demais regiões, do Litoral Sul, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí os termômetros variam entre 16 a 18ºC à tarde.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, com velocidade média entre 15 a 20 km/h fraco a moderado com rajadas ocasionais de 50 a 65 km/h ao longo de SC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, o maior gradiente de pressão entre um ciclone extratropical e uma massa de ar polar possibilita rajadas fortes de ventos que ocorrem oscilando entre 60 a 85 km/h. Alguns pontos da Grande Florianópolis as rajadas podem atingir valores próximos de 100 km/h.

► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9