QUARTA-FEIRA 05/09/2018

TEMPO: Uma massa de ar seco e frio (centro de alta pressão continental), mantém tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Formação de geada entre a madrugada e amanhecer em algumas áreas dos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC. O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera favorece a formação de alguns nevoeiros entre a madrugada e início da manha. Temperaturas agradáveis à tarde, oscilando entre 20 a 23ºC.

​►TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer entre 3 a 7ºC no Extremo Oeste, 4 a 6ºC no Oeste, 0 a 2ºC entre o Meio Oeste e Planalto Serrano. Entre o Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas entre 4 a 8ºC. Importante ressaltar que em alguns municípios do Oeste como Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Água Doce as mínimas nas áreas de baixadas e fundos de vales podem variar entre 0 a -1ºC. No topo da Serra Catarinense (cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Painel, Rio Rufino e Urupema) as mínimas variam entre -1 a -3ºC com geada ampla. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 7 a 11ºC. As temperaturas máximas variam entre 23 a 24ºC no Extremo Oeste, 18 a 23ºC nas demais regiões de SC. Alguns municípios do topo da Serra a temperatura máxima não passa dos 15ºC.

​►VENTO: Predominante do quadrante sudoeste a sul trocando de direção para o quadrante norte a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h. Algumas rajadas ocasionais de 35 a 40 km/ ocorrem em pontos do Meio Oeste, topo da Serra e Litoral.

 ————————————————————————————————————–

QUINTA-FEIRA 06/09/2018

TEMPO: O padrão de circulação de ventos nos níveis médios e altos da atmosfera reforçados por um centro de alta pressão (massa de ar seco e frio) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas em todas as regiões, favorecendo a presença de sol com pouquíssimas nuvens (céu claro) o dia todo. Formação degeada entre a madrugada e inicio do dia nos pontos altos do Oeste ao Planalto Serrano sobretudo nos fundos de vales e baixadas (microclimas). Neblina (nevoeiros) no início do dia em algumas áreas do Extremo Oeste e Serra, com destaque nas proximidades do Rio Uruguai. Temperatura volta a subir rapidamente à tarde atingindo o patamar dos 25ºC.

​►TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer entre 6 a 9ºC no Extremo Oeste, 5 a 8ºC no Oeste, 1 a 4ºC entre o Meio Oeste e Planalto Serrano. Entre o Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas entre 2 a 5ºC. Importante ressaltar que em alguns municípios do Oeste como Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Água Doce as mínimas nas áreas de baixadas e fundos de vales podem atingir valores te temperaturas próximas de 0ºC. No topo da Serra Catarinense (cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Painel, Rio Rufino e Urupema) as mínimas variam entre 1 a -2ºC comgeada ampla. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 4 a 7ºC. Ao longo do dia, as temperaturas permanecem em elevação com máximas oscilando entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste, 21 a 23ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Já no Litoral Sul e Grande Florianópolis, máximas entre 25 a 26ºC. Nas demais regiões, máximas entre 22 a 24ºC.

​►VENTO: Soprando do quadrante norte a nordeste com oscilações para o quadrante sudeste a sul em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h. Algumas rajadas ocasionais de 20 a 30 km.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Sexta-feira (07/09): A igualação do ponto de orvalho com a temperatura do ar em superfície, promovem a formação de nevoeiros no início do dia na maioria das regiões do estado catarinense, se dissipando rapidamente nas primeiras horas da manha. Presença de sol com poucas nuvens em todas as regiões devido à atuação de uma massa de ar seco e frio,  o que inibe o processo de formação de nuvens carregadas. O ar frio acumulado nas áreas de baixadas e fundos de vales, permitem a formação de microclimas em pontos distintos dos municípios catarinenses durante a madrugada e manha. Geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e topo da Serra.

Sábado (08/09): Um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) mantém tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Formação de geada no topo da Serra. O ar frio acumulado nas áreas de baixadas e fundos de vales, permitem a formação de microclimas em pontos distintos dos municípios catarinenses durante a madrugada e manha. Faz calor durante o turno da tarde com máximas próximas dos 28ºC no Extremo Oeste.

Domingo (09/09): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens do Oeste ao Planalto Serrano intercalando com alguns intervalos de maior nebulosidade. Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, períodos de sol alternando com momentos de muitas nuvens com possibilidade de chuviscos mal distribuídos durante o turno da noite, devido o padrão de umidade do mar (circulação marítima).

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9