QUARTA-FEIRA 25/07/2018

TEMPO EM SC: O aprofundamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) em combinação com a intensificação da corrente de jato subtropical (ventos fortes em níveis superiores da troposfera), reforçam uma grande quantidade de nuvens carregadas na maioria das regiões estado catarinense, promovendo um dia de céu nublado e chuvoso com temperaturas amenas sobretudo no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Períodos prolongados de sol ocorrem em algumas áreas do estado, com destaque para o Oeste, Extremo Oeste, Meio Oeste, algumas áreas do Planalto Serrano e Norte do estado podendo a voltar chover com algumas trovoadas no decorrer da tarde e noite.  Tem previsão de chuva forte em alguns pontos do Planalto Serrano (sobretudo nas áreas que fazem divisa com o estado gaúcho), Faixa Litorânea, Vale do Itajaí onde os volumes atuam com maior representatividade em relação às demais áreas de SC, na ordem dos 60 a 90 mm e com pontuais acima dos 100 mm com destaque para a Grande Florianópolis e Litoral Sul. Risco de alagamentos em algumas áreas de Florianópolis e Litoral Sul. A umidade relativa do ar elevada somada à temperatura baixa são os ingredientes necessários para que o ponto de orvalho se iguale a temperatura do ar (atmosfera saturada), provocando a formação de nevoeiros ao entre a madrugada e ao longo do dia, sobretudo em momentos de garoa fraca e ventos calmos.

►TEMPERATURA: Amena em todas as regiões. Mínimas oscilando entre 11 a 13ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste e variando entre 8 a 11ºC nos Planaltos Sul e Norte. Já nos municípios altos do Oeste e Meio Oeste (Irani, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Água Doce, pontos de baixadas de Chapecó, Arroio Trinta, Caçador, Lebon Régis e Fraiburgo), temperaturas mínimas entre a madrugada e amanhecer oscilando entre 6 a 8ºC. No topo da Serra mínimas entre 5 a 7ºC. Na Faixa Litorânea incluindo o Vale do Itajaí, mínimas na marca dos 10 a 12ºC. Temperaturas máximas mais elevadas no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste variando entre 19 a 22ºC, em função de algumas aberturas de sol durante o turno da tarde. No Planalto Sul, incluindo a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, máximas variando entre 14 a 16ºC. No topo da Serra, máximas oscilando entre 9 a 11ºC.

​​

►VENTO: Soprando do quadrante leste a sudeste com oscilações para o quadrante nordeste nos setores da Faixa Litorânea com rajadas ocasionais de 20 a 30 km/h. Nos setores do Oeste ao Planalto Serrano, vento predominante do quadrante nordeste a norte com rajadas de 25 a 35 km/h.

► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9