[dropcap]U[/dropcap]m dos artistas plásticos mais importantes de Santa Catarina, Guido Heuer, abre neste sábado (21), às 14h, a exposição “Espaço em Movimento”, na galeria de arte da Villa Francioni, em São Joaquim. O artista, que já participou de coletivas na Europa e Estados Unidos, produziu 12 obras especialmente para a mostra na Serra catarinense, confeccionadas com pintura acrílica, inox e latão gravado sobre alumínio. Com isso, a vinícola dá continuidade à programação de exposições criada pelo artista plástico e gestor cultural Edson Machado, que responde pela curadoria dos eventos da galeria.
Nascido em Blumenau em 1956, Guido Heuer produz desde a década de 1970 e tem obras monumentais em espaços públicos no estado. Boa parte de seu trabalho é executado em metal, técnica que herdou do avô, que usava o bronze para produzir peças mortuárias. Depois de uma breve passagem pelo jornalismo, em 1971, ele decidiu dedicar-se ao artesanato, etapa inicial de uma carreira que enveredou pela arte nos anos seguintes.
Heuer foi influenciado pelo movimento artístico criado por Elke Hering e Lindolf Bell, fundadores da Açu-Açu, primeira galeria de arte do Estado, em Blumenau. Depois do contato com as nuances da arte contemporânea, ele passou a realizar exposições frequentes, em sua cidade e fora dela, além de ter participado de coletivas no exterior.
CRIATIVIDADE E BOM GOSTO
A valorização da arte está no DNA da Villa Francioni, fruto da inspiração de seu fundador, Dillor Freitas, que faleceu há 15 anos e projetou na vinícola uma bela galeria de arte, que já recebeu obras internacionais como Camille Claudel e artistas nacionais renomados, como Juarez Machado e Luciano Martins. A presidente do conselho de administração da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, explica o porquê do incentivo às manifestações culturais na vinícola. “Queremos estimular a criatividade e o bom gosto pelas artes em nossa região”, diz a empresária.
A exposição “Espaço em Movimento” permanece aberta gratuitamente ao público até 18 de novembro. Antes dessa mostra, a vinícola promoveu uma individual do artista paulista Evandro Schiavone, do AR Escritório de Arte, que abriu a programação artística da galeria sob a curadoria de Edson Machado.
SERVIÇO
O QUE? Exposição “Espaço em Movimento”, do artista Guido Heuer
ONDE? Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim
QUANDO? Abertura 21 de setembro de 2019, às 14h. Poderá ser visitada até 18 novembro, das 9h das 17h
INFORMAÇÕES? Fone (49) 3233.8200
Fotos: Divulgação Villa Francioni