Além das variações absurdas de temperatura, teremos um dia bem seco, agora está com 28% a umidade do ar e poderá ter picos entre 15/25% em diversos locais da serra e de SC. Muita hidratação e evitar as queimadas.

SEGUNDA-FEIRA 13/08/2018

TEMPO: A presença de uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) inibe o desenvolvimento de nuvens carregadas em todas as regiões proporcionando um dia de sol alternando com pequenos intervalos de maior nebulosidade. Maior variação de nuvens baixas na Faixa Leste durante parte da manha melhorando com sol e poucas nuvens ao longo do dia. Ao ar frio e úmido concentrado nas camadas mais baixas da atmosfera combinado com vento calmo do quadrante norte, promove a formação de nevoeiros durante a madrugada e primeiras horas da manha em algumas áreas da Faixa Litorânea, Planalto Serrano, Oeste e Vale do Itajaí se dissipando rapidamente. Formação de geada em pontos de baixada e fundos de Vale do topo da Serra e Planalto Norte e isoladamente nos pontos mais altos do Meio Oeste.

​►TEMPERATURA: Permanece baixa na maioria das regiões com destaque para o Meio Oeste, Planalto Serrano e Planalto Norte com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de -1 a 3ºC comformação de geada nas áreas de baixada e fundos de Vale. Nos pontos mais altos do Oeste, Extremo Oeste com destaque os municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce, Chapecó, Maravilha e Xanxerê a temperatura mínima varia entre 3 a 5ºC no inicio do dia (pontos de baixadas). Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre -2 a 2ºC. Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 14 a 16ºC. Nos setores da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 7 a 12ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste, 23 a 24ºC no Oeste e na marca dos 21 a 23ºC no Planalto Serrano. Já na Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas entre 23 a 25ºC.

​►VENTO: Atuante do quadrante norte a nordeste, fraco a moderado com rajadas na ordem dos 25 a 30km/h.

► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

39 dias com mínimas negativas em SC e 74 dias com geada no topo da serra, abaixo as mínimas inferiores a 2°C

-3,7 B.Jardim/F.Keiser
-2,2 S.Joaquim/F.Keiser
-2,2 Painel/F.K e G.Hugen 
-2,1 Urupema*
-1,9 Urubici*
0,3 Curitibanos/UFSC
0,9 Fraiburgo*
1,1 Caçador*
1,2 Joinville/serra/DSoares
1,4 Monte Castelo*
1,8 Frei rogério*
1,9 Otacílio costa*
1,9 Monte Castelo*
1,9 Lebon Régis*
1,9 Bom Retiro*
1,9 Major Vieira/Inmet

*Epagri

9,6 Florianópolis*