Soldado André Fortuna Figueiredo de Souza recebendo a homenagem

A Câmara de Vereadores de Florianópolis utilizou o Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (12) para homenagear os Bombeiros Militares de Santa Catarina que atuaram nas missões de resgate durante a tragédia de Brumadinho-MG, no início de 2019. Foram 44 profissionais que se deslocaram para o estado de Minas Gerais e se revezaram nos trabalhos de busca.

“Mais de 40% das vítimas que não estavam na superfície foram encontradas pelas equipes catarinenses, pela especialização de trabalho na buscas em deslizamentos causados pelas chuvas no nosso estado”, disse o vereador Vanderlei Farias, o Lela (PDT), autor do pedido para a homenagem.

Os homens do Corpo de Bombeiros Militar de SC levaram também os cães Hunter, Bravo, Iron e Chewbacca, especialmente treinados para resgates, e que ajudaram na localização de vários corpos. Eles também foram homenageados pelos vereadores. Na sessão na CMF, estiveram presentes dois dos cães da equipe de busca da CBMSC: Bravo, que participou das buscas, e Marley, que se integrou à equipe neste ano.

“Essa homenagem vem coroar o trabalho da grande equipe que temos, esses valorosos soldados que estão sempre prontos a enfrentar os desafios que se apresentam em nossas cidades”, disse o Coronel Bombeiro Militar Ricardo Steil, subcomandante geral do CBMSC, representando no ato o governador do Estado, Carlos Moisés (PSL).

As buscas por vítimas em Brumadinho completam 200 dias nesta segunda-feira. Até o momento, foram 248 corpos foram identificados e 22 pessoas seguem desaparecidas, de acordo com o último balanço da Defesa Civil. Ainda seguem atuando no local da tragédia cerca de 140 bombeiros, dois cães farejadores e 180 máquinas que participam das buscas em duas frentes.

 

Nomes de todos bombeiros catarinenses que atuaram nos resgates da tragédia de Brumadinho e receberam a homenagem da CMF:

Anderson André Scholz

André Fortuna Figueiredo de Souza

Carlos Alexandre De Souza

Carlos Henrique Wosniak

Cesar Eduardo de Oliveira

Cheine Carnieletto

Cleber Antônio Mohr

Clemente Stähelin Michels

Daldrian Scarabelot

Diego Medeiros Franz

Diego Moreira

Diego Getúlio Inácio

Fabiano Jovinski

Gean Carlos Espindola

Geovan César Boufleur

Giandro Rissi

Giovane José Giacomini

Ítalo José Nunes Malvessi

Jacques Douglas Romão

João Emiliano de Moura Silva Miranda

Jocilei Carlos Tonet

Josclei Tracz

Júlio Leão de Oliveira Nogueira

Laucir Berlanda

Lucas Bianchi

Luciano Warth S Rangel

Luiz Carlos Veronezi

Maycon Tibola

Murilo Assendino Pinheiro

Neodir Geovani Lohmann

Pedro Antônio da Silveira Junior

Pedro Cabral Reisda Silva

Reinaldo Barbosa Sabino

Renan Cesar Vinotti Ceccato

Robson Diego Rodrigues

Ronaldo Wagner Fumagalli Silva

Rubens José Babel Junior

Thiago Spader

Tiago Jose Domingos

Valério Valmor Pereira

Valmir Roberto Martins Júnior

Vinicius de Souza Lopes

Walter Parizotto

Willian Valdeley Marques
Cães da equipe de resgate

Hunter, Bravo, Iron e Chewbacca