Por solicitação de um masculino, morador da Localidade de São João de Pelotas, o trem de Socorro foi acionado para atender a um arrastamento seguido de morte em água doce. Segundo o relato do solicitante, um masculino, 33 anos e uma feminina, 23 anos, da cidade de Caxias do Sul-RS, ao tentarem atravessar a ponte do Rio Pelotas (Ponte da volta da couve) na localidade de São João de Pelotas em São Joaquim-SC,  tiveram sua camionete L200 de cor azul com placas de Caxias do Sul-RS arrastada pelas águas do Rio Pelotas.

Segundo relato da feminina, esposa da vítima e ocupante do veículo, o seu esposo ao tentar atravessar a ponte com uma lâmina de água de aproximadamente 75cm não obteve sucesso, pois ao entrar na ponte, a vítima perdeu o controle do veículo e a camionete começou a ser arrastadas pela força da correnteza, levando o veículo para o leito do rio.

DCIM100MEDIADJI_0032.JPG

Quando as vítimas viram que a água começou a entrar dentro do veículo, saíram pelas janelas subindo para a parte superior do veículo, a caçamba da camionete, e ao descerem alguns metros a camionete começou a afundar, foi então que decidiram abandonar o veículo e se lançaram do leito do rio.

Segundo a feminina, começaram a nadar juntos e chegaram as margens do rio. Com o auxílio do seu esposo, alcançou o barranco do rio e saiu das águas, foi  então que ela ao olhar para traz não viu mais o seu esposo, pois este havia desaparecido nas águas do Rio Pelotas.

O ocorrido foi por volta das 06:30h do dia 10/10/2021, foi acionada a sede do 5º BBM (Lages) solicitando apoio da guarnição de mergulho.

Ao assumir o serviço às 08:00 foi deslocado a Vtr AR-130 para começar os trabalhos de busca com o auxílio de drone, para tentar localizar a vítima e seu veículo por meios de voos no leito do Rio Pelotas. Para efetuar a busca subaquática foi deslocado da sede do 5º BBM a Vtr AR-103 com bote e a equipe de mergulhadores.  Chegando no local foi efetuado buscas pela margem com o uso do bote num raio de aproximadamente 300m e busca subaquática de aproximadamente 45 minutos, onde apenas encontraram a bolsa da feminina.

No dia de amanhã, 11/10/2021, as buscas retomaram no local da ocorrência.

Também   participou da ocorrência a GU do CBMRS de Vacaria-RS .