O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Polícia Militar (PMSC) participam da Operação Tiradentes, que aconteceu simultaneamente em todos os Estados brasileiros. Em todo o Estado de Santa Catarina há operação, que iniciou no mesmo horário e tem duração de 24h.

Em São Joaquim, os Bombeiros realizaram mostras de equipamentos de resgate veicular.  Na ocasião, eles receberam turmas da EEB Martinho de Haro, que aprenderam e tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a rotina de um quartel e de um resgate.

Os alunos tiveram a ideia de como é um acidente automobilístico, onde viram técnicas de desencarceramento, até a extração da vítima das ferragens. “Passamos como é o trabalho de retirada da vítima do veículo, bem como o trabalho de suporte do atendimento pré-hospitalar ” explicou o Soldado Amaral, chefe de socorro do dia no quartel de São Joaquim.

O ponto de destaque são as ações de caráter preventivo junto à população. Em todo o Estado, os bombeiros militares e comunitários visitarão às residências, repassando aos moradores dicas de segurança e cuidados com GLP, manuseio de combustíveis, velas, fogões e cuidados com eletricidade.

Soldados Fortuna e Luan mostrando como funciona as técnicas.

Essa operação foi determinada durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), de 2019 e terá a duração de 24h, entre às 7h de hoje (24) às 7h desta quarta (25).