Na segunda-feira (06), o Corpo de Bombeiros Militar de São Joaquim, realizou uma solenidade, na Câmara de Vereadores, em que bombeiros militares e comunitários receberam homenagens, promoções, além de serem agraciados com medalhas pelos serviços prestados a corporação e a comunidade.

A dedicação ao longo do tempo de serviço foi o que motivou ao Corpo de Bombeiros a realizar homenagens aos agentes que constantemente auxiliam à prestação de serviço à comunidade. Os bombeiros militares, 3º Sargento Valmir Silva, Sargento Sebastião e Soldado Amaral receberam medalhas. Os Bcs Adriano e Ivana receberam medalha do mérito comunitário.

Formatura do CBAE

Na ocasião, cerca de 25 pessoas da comunidade receberam o certificado do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), requisito principal para ser bombeiro comunitário no futuro.

O Curso de Bombeiros Comunitários tem por objetivo capacitar cidadãos nas áreas de prevenção e para reação em sinistros de incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas em situação de perigo, formando ainda, na comunidade, uma força organizada para reação em situações de emergência e calamidades públicas.

 

Tendo como objetivos indiretos: a multiplicação de conhecimentos e cuidados básicos, através de palestras e treinamentos, visando minimizar os efeitos desastrosos de primeiros atendimentos realizados por pessoas leigas; a criação de uma cultura de prevenção nas comunidades, propiciando mais segurança e melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade; e o aumento da interação do Corpo de Bombeiros Militar com a Comunidade.