A Câmara de Vereadores de São Joaquim aprovou no ultimo dia 21, durante a primeira sessão extraordinária do ano, o repasse de mais de 2.4 milhões de reais para a Associação Bento Cavalheiro do Amaral que será utilizado nos serviços de radiologia e manutenção do atendimento clínico e de plantão no Hospital Sagrado Coração de Jesus.

 

Esse é o maior repasse já feito na área da saúde para o Hospital de São Joaquim em toda a sua história e contará, agora, com um “plantão clínico” além dos serviços como o sobreaviso ortopédico, anestésico e obstetrícia. “Esse é um projeto de grande valor para nosso município, a minha bandeira sempre foi a saúde. Agradecemos o empenho do Poder Executivo, ao Hospital de São Joaquim por acreditarem na gente e aos vereadores por aprovarem esse projeto que será de grande valia para toda a população joaquinense”, destacou o Presidente da Câmara Fernando Costa.

O projeto aprovado tem por finalidade a transferência de recursos financeiros do Município para a Associação Beneficente Bento Cavalheiro (que administra o Hospital) para a manutenção e execução dos seguintes serviços:

 

  • Plantão Médico para os serviços de Urgência e Emergência no período matutino e vespertino (07h00min às 19h00min), e o plantão médico no período noturno (19h00min às 071100min).
  • Sobreaviso dos profissionais participantes do plantão nos finais de semana e feriados.
  • Medicamentos e materiais médicos hospitalares utilizados no plantão.
  • Sobreaviso obstétrico, destinado a atender exclusivamente gestantes oriundos do Sistema Único de Saúde, desde que tenha acompanhamento mínimo do Sistema Municipal de Saúde (Programa Nascer Bem em São Joaquim).
  • Plantão clínico de 24 horas para acompanhamento médico-hospitalar.
  • Sobreaviso ortopédico e serviços de anestesia.
  • Serviços de lavanderia especializada em higienização/esterilização hospitalar.

“Nós só temos a agradecer ao Executivo Municipal, na pessoa do Prefeito Giovani Nunes, da vice-Prefeita Ana Melo e também agradecer aos vereadores e ao Presidente Fernando Costa pela parceria firmada com o Hospital. Isso só vem fortalecer nossa instituição e a saúde de nosso município que terá, agora, o acréscimo do ‘plantão clínico’ com um serviço de internação clínica, já que antes não era possível ser assistida pelo médico plantonista até o paciente receber alta. E também temos o fortalecimento do Programa Nascer Bem em São Joaquim, sobreaviso obstétrico, plantão médico com incremento do serviço de sobreaviso de anestesiologia e serviço de ortopedia. Com o repasse, a gente vai prestar um belo trabalho para melhorar a saúde do município”. Relatou o Presidente da Associação Bento Cavalheiro, João Paulo de Jesus.

 

Já o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, que foi um ferrenho defensor desse incremento financeiro para o hospital, destacou a suma importância da ampliação desses recursos para a área da saúde no município:

 

“Nossa administração priorizou o atendimento hospitalar através dos atendimentos de urgência e emergência. Quando assumimos o governo, o município e o Bento cavalheiro tinham um convênio de pouco mais de 900 mil reais ano, hoje ampliamos os serviços e repassamos mais de 2 milhões e 427 mil reais, com a ampliação dos serviços de atendimento à comunidade com Urgência e emergência, obstetrícia, ortopedia e também, agora, a novidade o plantão clínico para internamento. Todos custeados com recursos próprios do município de São Joaquim. Então só temos a agradecer a Câmara de Vereadores que vem apoiando as ações em benefício da comunidade”, finalizou o Prefeito de São Joaquim Giovani Nunes.