sicred
Unifique
[dropcap]O[/dropcap] Caminho das Araucárias tem por objetivo reunir voluntários com o propósito de implantar uma Trilha de Longo Curso entre o Parque Estadual do Caracol (RS) e o Parque Nacional de São Joaquim (SC)
e em seu trajeto integrar as Unidades de Conservação existentes ao longo deste eixo. A sinalização seguirá um padrão próprio estabelecido para a trilha, com a inspiração na sinalização empregada na Trilha Transcarioca.
Um primeiro trecho já foi implantado na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, por meio de um multirão que reuniu um grupo de representantes de entidades que apoia o projeto. O objetivo é que em um futuro próximo o Caminho das Araucárias possa ser conectado a outras trilhas de modo a permitir o deslocamento a pé integral entre o Chuí e o Oiapoque.
O nome Caminho das Araucárias foi escolhido pelo grupo como uma referência inicial, mas deverá ainda ser confirmado, pois dependerá dos resultados de um estudo sobre os elementos identitários desse território e também da verificação da adequação do nome ao que já existe enquanto oferta turistíca no Brasil.
Em breve será aberta no Parque Nacional de São Joaquim a primeira trilha auto guiada da unidade. O caminho das Araucárias, trecho de Urubici já foi mapeado e está sendo sinalizado por um grupo de voluntários e o ICMBIO. A trilha terá 12km, entre o Morro da Igreja e o Rio do Bispo.
O Caminho das Araucárias
O Caminho das Araucárias é um projeto de trilha de longo curso que conectará o Parque Estadual do Caracol (RS) ao Parque Nacional de São Joaquim (SC), em um trajeto que cruzará diversas unidades de conservação do Rio Grande do Sul, como a Floresta Nacional de Canela (RS), o Parque Natural Municipal da Ronda, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula (RS), a Área de Proteção Ambiental Estadual da Rota do Sol, o Parque Estadual do Tainhas (RJ), a Estação Estadual Ecológica de Aratinga (RS); e os parques nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, na divisa do estado gaúcho com Santa Catarina.