A previsão da Defesa Civil do Estado se confirmou, com volumes extraordinários de chuvas a partir de segunda-feira, desta semana, provocando as cheias nos rias que cortam o perímetro urbano de Lages.
Com as chuvas praticamente ininterruptas, nesta manhã de quarta-feira, 12 de julho, em três pontos específicos dos rios Carahá e Passo Funbdo, por exemplo, as águas saíram da caixa (calha) do rio, alagando as pistas da avenida Belisário Ramos. Em frente ao Fórum Nereu Ramos; próximo a ponte da APAE e ponto da foz do rio Passo Fundo com o rio Carahá, no início da rua Humberto de Campos.
Já na ponte do Caça e Tiro, onde a Defesa Civil instalou uma régua pluviométrica, as águas do rio Carahá atingiram na manhã desta quarta-feira, a marca de 4,20 centímetros, ou seja, faltando 50 centímetros para a atingir a marca de 4,70 centímetros, que é quando o rio transborda sobre essa ponte.
Segundo previsão da Defesa Civil, a tendência é de que a chuva pare, a partir das 13 horas de hoje, para dar entrada aos ventos e a queda da temperatura. Para a noite deste dia 12 de julho, tem previsão de volta da chuva, porém com menor intensidade.
A Defesa Civil de Lages, segundo informa o coordenador, João Eduardo Pacheco, ainda não registrou ocorrência de alagamentos em residências, mas já ocorreram alagamentos pontuais também em ruas dos bairros Passo Fundo, Ghetal e Sagrado Coração de Jesus.
Paras as 13 horas de hoje, será emitido pela Defesa Civil um boletim oficial com dados coletados nas últimas horas sobre a situação do tempo chuvoso, em Lages.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho e Divulgação