sicred
Unifique

O mês de setembro, que se inicia nesta quarta-feira, deve ser marcado por períodos de estiagem e termômetros próximos dos 30°C nas regiões de Santa Catarina. Porém, não está descartada a incidência de ventos fortes e ressaca por conta da formação de um ciclone extratropical no litoral dos países vizinhos.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o cenário dos próximos dias será semelhante ao registrado nesta segunda-feira (30). Ou seja, chuva mal distribuída para as cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Serra devido a presença do ar frio e úmido que vem do oceano.

“As outras regiões terão a presença do sol, temperaturas em elevação e maior parte do período com tempo aproveitável. Oeste, Meio-Oeste e Sul do Estado podem registrar até 30°C. Assim deve permanecer até quarta-feira (1°)”, explica Piter Scheuer.

Chegada de setembro

Já no início de setembro, o meteorologista alerta que será marcado por chuvas irregulares, baixa quantidade e estiagem. No entanto, não está descartada a possibilidade de temporais para a região litorânea associada com a umidade que vem do oceano.

“Evitem desperdiçar água porque vamos sentir a falta dela nos próximos meses. Todo o Estado sentirá o efeito da estiagem, principalmente a região do Oeste e Meio-Oeste” destaca o meteorologista.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o litoral terá média de 20 a 40 mm de chuva nos próximos 15 dias, o que está dentro do esperado para o período. Por outro lado, o Oeste pode registrar chuvas apenas entre 10 a 15mm, considerado baixo para o setembro.

Rápida passagem de frente fria

Apesar do alerta para a mal distribuição de chuvas e variação climática, Marilene de Lima explica que os próximos 15 dias também podem registrar a passagem de frente fria, principalmente entre a terça (7) e quarta-feira (8) da próxima semana.

“Uma frente fria pode passar, também, no dia 10 de setembro, resultando na condição de chuvas mais fortes, inclusive com trovoadas”, conclui a meteorologista.

Formação de ciclone extratropical

Conforme a previsão da Epagri/Ciram, os próximos três meses podem registrar a atuação de ciclones extratropicais no litoral da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

“Um sistema de baixa pressão, característico do ciclone extratropical, se forma no litoral desses países. Podemos registrar rajadas de vento de, no máximo, 70 km/h e possibilidade de ressaca no sábado (5) e domingo (6). Porém, esses fenômenos são normais para a época do ano”, explica Marilene de Lima.

Chuva de granizo e temporais

Apesar da possibilidade de pouca chuva, Piter Scheuer alerta que não está a queda de granizo e tempestades severas. “É uma época que tem muito contraste de temperatura, muita umidade do oceano e já começa a aquecer. Sempre em período de transição pode ocorrer essa variabilidade”, explica.

Chance de chuva isolada nesta terça-feira

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a região da Grande Florianópolis até o Litoral Norte terá chuva isolada ao longo desta terça-feira (31).

Além disso, a presença do sistema de alta pressão favorece a formação de nuvens ao longo do dia. Porém, o sol deve marcar presença.

Segue o alerta para a umidade relativa do ar abaixo dos 30% na região Oeste, ou seja, necessidade de cuidado maior com a hidratação. Assim como a Epagri/Ciram alerta para a possibilidade de temperaturas acima dos 30°C em toda a região do Oeste.

Confira as temperaturas para terça-feira (31):

  • Litoral Norte:  13°C / 21°C;
  • Planalto Norte:  10°C / 23°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 16°C / 22°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 11°C / 21°C;
  • Vale do Itajaí: 10°C / 23°C;
  • Litoral Sul: 12°C / 25°C;
  • Planalto Sul: 6°C / 20°C;
  • Meio-Oeste: 11°C / 25°C;
  • Oeste: 11°C / 27°C;
  • Extremo-Oeste: 12°C / 31°C.