CHUVA COM PERÍODOS DE MELHORA NA FAIXA LESTE.

FRIO INTENSO NO FINAL DE SEMANA COM GEADA AMPLA A PARTIR DO DOMINGO

QUARTA-FEIRA 22/08/2018

​TEMPO: A formação de um sistema de baixa pressão aliado a uma perturbação na média e alta atmosfera, incluindo o deslocamento de uma frente fria sobre alto mar, mantém tempo instável com chuvas ocasionais do Planalto ao Litoral na maior parte do dia intercalando com momentos de melhoria a tarde. Já nos setores do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, muitas nuvens com chuva fraca e isolada durante a madrugada e inicio da manha melhorando gradualmente com períodos prolongados de sol. A alta umidade relativa do ar mantém a formação de nevoeiros no inicio do dia entre o Oeste e Planalto Serrano assim como algumas áreas do Litoral.

​►TEMPERATURA: Baixa em todas as regiões com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 4 a 7ºC. Nos setores da Grande Florianópolis Litorânea, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 7 a 9ºC. Temperaturas máximas variando entre 16 a 17ºC no Extremo Oeste, 13 a 15ºC no Meio Oeste e Planalto Serrano. Já no Litoral Sul as máximas não passa muito dos 14 a 16ºC. Nas demais regiões do Vale do Itajaí e Norte de SC, máximas oscilando entre 17 a 18ºC. No Planalto Norte as máximas podem atingir os 20ºC à tarde.

​►VENTO: Atuante do quadrante sul a sudoeste com algumas oscilações para o quadrante nordeste a noroeste em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h. Rajadas ocasionais de 40 a 50 km/hpodem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

—————————————————————————————————————-

QUINTA-FEIRA 23/08/2018

TEMPO: O tempo melhora em todas as regiões com o afastamento das instabilidades para o alto mar, ainda que permaneça com muita nebulosidade baixa entre a madrugada e parte da manha em alguns pontos da Serra, Oeste e Faixa Leste, melhorando rapidamente. Um sistema de alta pressão (massa de ar seco e estável) favorece a presença de sol com poucas nuvens ao longo do dia em todos os setores de SC, promovendo temperaturas mais agradáveis à tarde. Formação de nevoeiros entre a madrugada e inicio do dia, devido o ar frio e estável concentrado na baixa atmosfera.

​►TEMPERATURA: Permanece baixa na maioria das regiões com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 7 a 9ºC. No topo da Serra, termômetros oscilando entre -1 a 3ºC. Nos setores da Grande Florianópolis Litorânea, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 9 a 13ºC. Temperaturas máximas variando entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste, 21 a 23ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Já no Litoral Sul as máximas não passa muito dos 17 a 20ºC. Nas demais regiões do Vale do Itajaí e Norte de SC, máximas oscilando entre 23 a 25ºC. No Planalto Norte as máximas podem atingir os 22ºC à tarde.

​►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste em todas as regiões com velocidade média entre 10 a 15 km/h. Rajadas ocasionais de 25 a 30 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Sexta-feira (24/08): Sol com aumento de nuvens pela manha com pancadas de chuva acompanhadas de raios (mal distribuídas – instabilidade pré-frontal) nos municípios que fazem divisa com o RS do Oeste ao Planalto Serrano devido à aproximação de uma frente fria. As instabilidades ganham força ao longo do dia com o avanço do sistema frontal, provocando chuva com trovoadas no Oeste, meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul. Nas demais regiões pancadas de chuva com raios à noite. Risco de temporais com chuva, raios, granizo e ventania. Faz calor, onde os termômetros podem atingir a marca dos 28ºC no Extremo Oeste e Sul do estado.

Sábado (25/08): Um sistema frontal (frente fria) com deslocamento rápido, reforça muitas áreas de instabilidades provocando chuva acompanhadas de trovoadas entre a madrugada e manha. Risco de temporais localizados com queda de granizo e ventania em função do forte gradiente de temperatura assim como a forte perda de massa na média atmosfera. Temperatura em queda acentuada à medida que a frente fria se desloca. Chuva e garoa e ocasional entre a madrugada e manha do Oeste ao Planalto alternando com momentos de melhoria à tarde. Grandes períodos de sol no Litoral durante o dia. Remota chance de NEVEassim como garoa e chuva congelada no topo da Serra entre a madrugada e manha.

Domingo (26/08): Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio) inibe o processo de formação de nuvens promovendo um dia ensolarado de céu claro a poucas nuvens (céu azul) e com temperaturas muito baixas em todo o estado. Muito frio no amanhecer com formação de geada ampla no amanhecer em boa das regiões. Chance de sincelo no topo da Serra.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9