[dropcap]O [/dropcap]prefeito de São Joaquim Giovani Nunes representou a Amures e a Federação Catarinense de Municípios – Fecam, no 3° Congresso Catarinense de Cidades Digitais, aberto nesta quinta-feira (19), no Órion Parque Tecnológico, em Lages. O evento objetiva discutir sobre inovação, desenvolvimento e modernização dos serviços públicos através de investimentos em tecnologia.

Com programação agendada até final da tarde de sexta-feira (20), o Congresso Catarinense de Cidades Digitais vai receber em torno de 300 profissionais de 100 municípios. Segundo dados apresentados no evento, em torno de 80% dos municípios brasileiros tem menos de 50 mil habitantes e estão à margem de métodos de inovação em seus setores públicos.

Representantes de outros sete Estados como Paraná, São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro participam do evento para conferir modelos em andamento nos municípios de Santa Catarina e como as Tecnologias da Informação e Comunicação podem melhorar os diversos setores nas cidades.

O prefeito de Lages Antônio Ceron deu as boas-vindas aos participantes, na abertura do evento. No início da tarde desta quinta-feira, o case de inovação de Lages, foi abordado pelo vice-prefeito Juliano Polese, seguido pelo diretor Executivo do Órion, Claiton Camargo, explanando sobre o Centro Tecnológico da Serra.

Ele falou sobre o novo perfil de Lages no âmbito de fomento do processo de tecnologia e apresentou, ainda, estatísticas do município apontadas no caderno Lages em Números, elaborado pelo Sebrae.

Oneris Lopes