[dropcap]A[/dropcap]conteceu na tarde de Domingo, no Clube Caça e Tiros Caminhos da Neve, de São Joaquim, um curso de tiro, onde levou homens e mulheres para participar. O objetivo do curso foi trazer o conhecimento básico de manuseio de armas de fogo, como curtas, pistolas e revólveres além de armas longas, como espingardas e carabinas.

O Curso ofereceu disparos com todas essas armas, além do aprendizado de manuseio, formas de empunhadura e técnicas para atirar. O Curso foi ministrado pelo instrutor Koiti Hiura, credenciado pela Polícia Federal. Koiti é um dos representantes de São Joaquim na modalidade nacional de tiros esportivos, onde já ganhou diversas provas da modalidade.

Para uma das participantes, Priscila Palma Matos, o curso foi muito importante para ela, pois além de quebrar barreiras, mostra que conhecimento com armas de fogo é importante. “Gostei muito do curso, instrutor bem didático e acredito que todos deveriam ter acesso a esse tipo de informação, pois além de se tratar de um esporte muito bom e seguro, também precisamos conhecer os perigos e vantagens ao ter contato com armas de fogo” conta Priscila.

As armas usadas no curso foram: Pistola Bereta u22;Pistola PT59;Rifle de longo alcance (Luneta sniper);Espingarda calibre 12 e Carabina Semiautomática ctt40.

Outras informações sobre outros cursos podem entrar em contato  no Escritório do Clube Caça e Tiro – atendimento de segunda a sexta Das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 19:00 na Rua Manoel Joaquim Pinto Nº 174 (Subsolo da loja Santa Isabel) – Centro – São Joaquim. Telefone (49) 998080589 ou (49) 991045556.   Ou com o próprio instrutor Koiti Hiura pelo fone 49 99951-5558

 

O que é uma arma de fogo

Uma arma de fogo é um artefato que lança um ou mais projéteis em alta velocidade através de uma ação pneumática provocada pela expansão de gases resultantes da queima de um propelente de alta velocidade. Este processo de queima subsônica é tecnicamente conhecido como deflagração, em oposição a combustão supersônica conhecida como detonação.

Em armas de fogo mais antigas, o propulsor era tipicamente a pólvora negra ou a cordite, mas armas de fogo modernas usam a pólvora sem fumaça de base simples ou dupla ou outros propelentes. A maioria das armas de fogo mais modernas (com a exceção das armas de alma lisa) tem canos raiados (ranhuras internas espiraladas) para dar giro em movimento helicoidal ao projétil visando dar melhor estabilidade ao voo do mesmo e consequentemente mais precisão a distâncias maiores. A munição, outro elemento distinto da arma, é imprescindível para o funcionamento da arma de fogo moderna.

[FinalTilesGallery id=’54’]