sicred
Unifique

 

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), uma importante reunião, no gabinete do Prefeito de São Joaquim, envolvendo a CASAN e a Defesa Civil Municipal. Durante a reunião, foi decidido em decretar a situação de emergência pela estiagem prolongada de chuvas.

O nível do reservatório de abastecimento de água do município está r em estado crítico, fazendo com que os motores de bombeamento sejam desligados consecutivas vezes por causa do baixo volume de água. Um alerta já foi emitido neste último final de semana, quando houve o primeiro desligamento dos motores do sistema de bombeamento.

A CASAN, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, responsável pelo abastecimento em São Joaquim, trabalhou durante todo o final de semana fazendo o serviço de transposição de um lago (açude) da região do aeroporto para o Rio Antonina, de onde a água é captada, mas o volume do reservatório voltou a cair durante a madrugada fazendo com que que os motores de bombeamento fossem novamente desligados.

Hoje, a cidade de São Joaquim tem cerca de 6 mil ligações ativas de água e a CASAN produz 4 milhões de litros por dia. Ultimamente não ocorreram chuvas com frequência no município e não há previsão de chuvas constantes para que o reservatório possa atingir o volume normal.

A CASAN irá continuar com o trabalho de transposição de água de açudes próximas da bacia e já cogita a possibilidade perfuração de poços artesianos, no Aquífero Guarani, para evitar que o município de São Joaquim fique sem água.

Em relação à declaração de Situação de Emergência, em decorrência da estiagem, se esclarece que o registro deve ser relacionado a fazer o que for necessário para manter o serviço de fornecimento de água para consumo, evitando, dessa forma, o racionamento e os prejuízos na cultura agrícola.

A População de São Joaquim deverá usar a água de forma consciente a fim de evitar um possível racionamento de água no município.

Dicas essenciais para economizar água. Veja o quanto está gastando e quanto poderia economizar:

 

  1. Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.

 

 

 

  1. Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.
  2. Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.
  3. Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.
  4. Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5000 litros de água a longo prazo.
  5. Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.
  6. A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.