[dropcap]A[/dropcap] massa de ar mais frio que vem do Atlântico na altura do Rio Grande do Sul traz umidade para o nordeste de Santa Catarina e todo Litoral, nesta quarta-feira (9). Com nuvens mais concentradas no Litoral Norte.

Nestas áereas de umidade o céu alterna entre nublado a sol e poucas nuvens a sol e nuvens, podendo ter chuva isolada e bem ocasional. Pode ter bons períodos de tempo seco e muitos locais podem passar sem chuva.

Nas demais áreas o céu fica claro e o sol predomina acompanhado de nuvens. Podendo ter intervalos de nublado mais do Meio Oeste a Serra.

A temperatura segue bem baixa ao amanhecer e fica mais agradável de tarde. Será um pouco quente no Oeste e Sul de Santa Catarina.

As mínimas registradas ficaram entre 11/16°C na maior parte do Estado, entre 10/17°C na maior parte do Litoral e boa parte do Vale do Itajaí e entre 3/6°C em vários pontos do topo da Serra, Baixadas e Vales com alguma chance de geada bem isolada.

As máximas vão ficar entre 19/26°C na maior parte de Santa Catatina, 16/19°C no topo da Serra/cidades+ de 1300 m, entre 27/30°C no Oeste e Sul.

Vento bem variável, mais de noroeste/nordeste a nordeste/leste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 15/35 km (acima dos 35/55 km no sul), períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 3,0 m no alto mar. Vento bem variável, mais de nordeste a norte/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; maior risco para as de média a longa duração no nordeste de SC e litoral centro norte.

Climaterra