Atualizado: 24/08/2020 – 06h28min

Próximos dias quentes e ensolarados!!!

Uma massa de seco e quente (sistema de alta pressão) vai proporcionar dias de tempo firme e ensolarados com poucas nuvens (calor fora de época) na maior parte de SC e Sul do Brasil. As manhãs seguem amenas até quarta-feira (26/08) com mínimas entre 8/11ºC na maioria das cidades e as tardes com maior aquecimento, na marca dos 25/28ºC com destaque para o Oeste e Litoral Sul catarinense. A partir de quinta-feira seguimos com a configuração de um padrão de veranico (manhãs e tardes mais aquecidas – acima dos 30ºC). Entre a Grande Florianópolis ao Norte do estado e algumas áreas da Serra, mais nuvens entre a madrugada e manhã, seguindo de sol sobretudo a tarde.

Esse padrão atmosférico fica previsto até o início da próxima semana, quando e o tempo muda com chegada de uma frente fria (rompimento do bloqueio).

Essa situação do tempo é favorecida por um bloqueio atmosférico (dias ensolarados e com calor fora de época). O campo de altura geopotencial previsto para os próximos 6 dias, mostra o predomínio de uma crista anômala (cor laranja – anomalia positiva em 500 hPa) sobre o Centro Sul do Brasil, Uruguai, Centro Norte da Argentina e Paraguai. Este padrão de circulação na troposfera média e alta, inibe o avanço de sistema frontais (frente frias) para latitudes mais baixas (Sul e Sudeste do Brasil) o que favorece episódios de calor fora de época e tempo seco com baixos índices de umidade relativa do ar.

Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho

Curta: Meteorologista Piter Scheuer