A Escola de Educação Básica Martinho de Haro, realizou na escola, uma eleição simulada, onde visa mostrar e ensinar aos alunos a importância da Democracia e a estima de aprender como funciona a política.

Como em 2018 é ano eleitoral, onde a maioria dos alunos serão eleitores pela primeira vez, este projeto pretende aproveitar o ensejo para trabalhar temas pertinentes como a democracia, o exercício da cidadania, a importância do voto e a análise das propostas dos candidatos atuais.

Na etapa inicial do projeto serão trabalhados em sala de aula os temas: Política, democracia e cidadania; a diferença entre política e politicagem; política e filosofia política; descrença na política.

A etapa seguinte do projeto foi à escolha dos cargos em que cada aluno queria concorrer, sendo eles: PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE, GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL E DEPUTADO ESTADUAL, conforme estabelecido no regime democrático federativo do Brasil.

Como funcionou a eleição simulada

Após a pesquisa para saber a função do cargo escolhido, os alunos apresentarão em sala de aula para a professora e demais colegas. Dessa forma ficaram  cientes porque escolher cada representante e também o que esperar deles após a eleição.

Na sequência, os alunos prepararam todo o material de campanha, como cartazes, “santinhos”, adesivos de acordo com as regras da justiça eleitoral.

Com todos os alunos da escola reunidos no auditório os candidatos apresentaram suas propostas, através de vídeos com seus discursos, semelhantes ao horário eleitoral gratuito.

Visita a ALESC

Na etapa final do projeto, como premiação, os alunos eleitos foram a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Nessa oportunidade conheceram alguns dos deputados estaduais bem como sua rotina de trabalhos e respectivas funções.

Isso foi uma forma de conscientizar os alunos do ensino médio sobre a importância do voto para escolha dos representantes na esfera estadual e federal, e conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, bem como a competência de cada deputado no exercício do cargo.

Palestra com Henrique Córdova

Os alunos da escola ainda tiveram a oportunidade de receber a visita de Henrique Hélion Velho de Córdova, que falou como foi sua jornada política e explicou como é a vida de uma pessoa que vive em meio a política brasileira.  Henrique foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de Santa Catarina.

Governou o estado de Santa Catarina, de 1982 a 1983, foi eleito duas vezes deputado estadual, e também deputado na Assembleia Nacional Constituinte eleita em 1986.