[dropcap]A[/dropcap] escola Municipal Domingos Pereira Portela, celebrou a 3°Manhã Gaúcha, em comemoração à semana farroupilha, que é no dia 20 de setembro.

Os alunos apresentaram poemas, danças típicas, invernada artística da escola, que marca a tradição gaúcha na cidade. Várias pessoas ligadas ao tradicionalismo estavam presentes, como o Padre Darci Sá, a invernada da Terceira Idade, músicos locais e o Prefeito Giovani Nunes.

A história da revolução

Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul.

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o “Decênio Heroico”.

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s(Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.

[FinalTilesGallery id=’41’]