sicred
Unifique

Praticar exercícios físicos na infância e na adolescência é muito benéfico para a saúde do corpo e da mente. É nessa fase que crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral.

 A importância da prática de exercícios físicos com qualidade para crianças em idade escolar, em benefício não só da saúde mas também do aperfeiçoamento cognitivo. Segundo os especialistas, crianças mais ativas apresentam um melhor desenvolvimento em aspectos ligados à fase de crescimento: melhora da capacidade intelectual; maior comprometimento; maior motivação; melhora da sensação de bem-estar; melhor facilidade de inclusão social; e melhora da autoestima.

O esporte desenvolve muitas habilidades, especialmente quando a criança e o adolescente são estimuladas a conviverem em grupo. Raciocinar, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudam no amadurecimento social e emocional da criança, bem como na aprendizagem em sala de aula.

Em São Joaquim, a diretoria municipal de esportes vem trabalhando e fomentando as práticas esportivas para crianças. Nas terças, quintas e sextas cerca de 20 crianças, entre 6 e 10 anos participam de escolinhas de futsal, tendo como objetivo o desenvolvimento da prática esportiva e a busca de talentos.

Socialização infantil nas escolas de futebol

 

Um dos fatores de maior destaque nas escolas de futebol é a possibilidade de os alunos interagirem em grupo, já que a modalidade esportiva requer a formação de times.

Juntar-se a uma equipe esportiva dá às crianças um sentimento de pertencer a algo e a oportunidade de fazer novos amigos. Além disso, envolver-se em um esporte também é um modo de as crianças terem outro círculo social fora da escola.

Esporte trabalha com a autoestima

 

À medida em que as crianças conquistam um prêmio, uma medalha ou vencem uma partida de futebol, elas conseguem alcançar novas metas e melhoram sua autoestima e confiança.

As vitórias em campo se refletem na melhora do rendimento escolar, estimulam o raciocínio rápido e a capacidade de concentração, fora e dentro da sala da aula.