[dropcap]F[/dropcap]azer atividade física não muda apenas seu corpo, muda sua mente, sua atitude e seu humor. Exercitar-se, treinar intenso, “pesado” constrói o músculo, aumenta a força e ajuda a queimar gordura. Mas você percebe que o exercício mental fornece benefícios? Os quais você não pode ver no espelho ou na sua academia: são alguns deles: um cérebro mais saudável, melhora no humor e as ferramentas para prosperar para toda a vida. Não estou falando da leitura que você faz enquanto está na bicicleta. Falo do exercício regular de todos os tipos, seja aeróbio, de resistência, natação, musculação, pilates ou yoga, todos eles proporcionam benefícios reais para seu cérebro, seu humor e sua capacidade de persistir quando a vida lhe causar alguma surpresa. O exercício tem influência positiva sobre o funcionamento mental.

Estudos apontam que exercícios aeróbios e de resistência são formas eficazes para melhorar a “função administradora”, que é um termo genérico que engloba coisas como resolução de problemas, atenção redobrada no trabalho, raciocínio verbal, entre outros. O cérebro obtém “ganhos” mais expressivos nas primeiras horas após o exercício. Aqueles que realizam uma atividade física no período da manhã sentem-se bem mais motivados para a jornada de trabalho e são capazes de realizar muito mais atividades comparados com aqueles que apenas tomam seu café matinal. Além de ele contribuir para uma melhora de humor o exercício físico tem sido apontado por muitos anos como um tratamento superior para combater a depressão. Ele oferece grandes vantagens preventivas também. Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology observou que adultos que participaram de um programa de atividade física regular, mostram-se com taxas de depressão reduzidas a longo prazo, independente da sua idade, sexo, etnia, situação financeira, índice de massa corporal, nível de consumo de álcool e vários outros fatores. Várias pesquisas chegaram a conclusão que os exercícios não necessariamente precisam ser intensos para impactar positivamente na saúde mental. Outro estudo publicado no Journal of Psychology detectou melhoras no humor em indivíduos após uma única sessão de Yoga, natação e outros exercícios.

Quando você coloca uma rotina de exercícios, você reserva uma seção de sua vida com o objetivo de se sentir melhor. O que você determina de atividade física e o tempo que levará para atingir seus objetivos é com você.  As vitórias serão suas enquanto você permanecer lutando. Se observarmos algumas pessoas com mais de 50 anos de idade que fazem o uso de antidepressivos e outras pílulas o quanto de remédios elas gastam para prevenir essas doenças e muitas outras. Sendo que já esta mais que comprovado que o melhor remédio para o tratamento físico e mental é a inclusão de exercícios na sua vida diária. A atividade física regular é uma forma clara para que no envelhecimento os adultos mantenham a sua funcionalidade do dia-a-dia evitando a obesidade e mantendo um estilo de vida agradável em seus longos anos que virão. E não a nenhum medicamento que prometa tudo isso. Com o tempo isso se traduz em algo que milhões de pessoas procuram: um estilo de vida saudável. Pessoas que cuidam de sua mente e corpo com uma boa alimentação e exercício são mais positivas e estão no controle de suas vidas. O exercício diminui os níveis de stress e proporciona-lhe tempo de qualidade para pensar e/ou meditar – o que proporciona um maior bem-estar mental e emocional na sua vida em geral.

Espero que este texto lhe motive para fazer alguma mudança em sua vida e que você tenha o hábito para continuar.

Abraço

Ana Paula Ribeiro

Personal Trainer – cref 010648 G/SC

* Graduada em Educação Física Licenciatura Plena – Uniplac – 2006
* Bacharel em Educação Física – UNIPLAC – 2007
* Pós Graduada em Musculação e Treinamento de força – UGFRJ – 2009
* Pós Graduada em Fisiologia do Exercício – Censupeg – 2011
* Pós Graduada em Pilates – Instituto Amanda Bráz – 2013

* Formação em Treinamento de Pilates Completo – Equipe Ivana Henn – 2010
* Formação Treinamento Funcional – CORE 360° 2010

Proprietária One L1fe Academia.