A Fecam (Federação Catarinense de Municípios) assina nesta quinta-feira (10) o protocolo de intenções com o instituto Butantan em São Paulo, às 14h30. A parceira formaliza o interesse dos municípios de Santa Catarina em adquirir a vacina Coronavac, do laboratório Sinovac, caso ela seja aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Fecam quer garantir Coronavac para municípios – Foto: Divulgacão/O Trentino/NDFecam quer garantir Coronavac para municípios – Foto: Divulgacão/O Trentino/ND

Estarão no ato a equipe técnica da federação, além de prefeitos do Estado. A assinatura deverá ser formalizada entre as entidades, representada pelo presidente da Fecam e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

Em contato com a equipe do ND+ na última terça-feira (8), o médico, especialista em políticas de saúde e consultor da Fecam, Jailson Lima,  citou que o movimento acontece devido a “não haver um plano nacional de vacinação e nem qual tipo será fornecida para o Estado”.

“O objetivo é criar esse elo para que os prefeitos catarinenses possam adquirir a Coronavac. Queremos ver se nesse acordo conseguimos o mínimo necessário para pessoas de risco em Santa Catarina”, disse o médico.

Santa Catarina adotou a opção de seguir a linha do governo federal, ou seja, o Estado não deve procurar a vacina por contra própria, como fez São Paulo.

O objetivo é seguir o PNI (Plano Nacional de Imunização). Essa escolha depende também da chancela da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de prioridades para imunização no Brasil.

Após a cerimônia, a comitiva da Fecam irá conhecer o complexo de laboratórios do Instituto e, em seguida, visita o Palácio dos Bandeirantes, e a sala de ação e enfrentamento à Covid-19 de São Paulo.

As negociações para a construção do protocolo foram intermediadas pelo secretário de Turismo do Estado de São Paulo, o catarinense Vinicius Lummertz.

Confira a agenda:

  • 12h45: Coletiva de imprensa com Governador João Dória; 14h00: Visita às instalações do Instituto Butantan;
  • 14h30: Solenidade de assinatura do protocolo de intenções – Coronavac (transmissão online);
  • 16h30: Deslocamento para Sede do Governo de São Paulo (Av. Morumbi, 4500 – 2º andar – Morumbi, São Paulo – SP, 05650-000);
  • 17h: Visita à sala de crise COVID
  • 17h30: Reunião com Secretário Vinicius Lummertz;
  • 18h15: Encerramento.