FRENTE FRIA ESTACIONÁRIA SE AFASTA PARA O RS E O TEMPO MELHORA AO LONGO DO DIA!

SEMANA QUENTE EM SC!

FRIO RETORNA DO FINAL DE SEMANA!!!

TERÇA-FEIRA 17/07/2018

TEMPO EM SC: O tempo melhora gradualmente em SC. Uma frente fria de fraca atividade em conjunto com o aprofundamento de um cavado (região alongada de baixa pressão) favorece muitas nuvens irregulares com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas isoladas entre o Planalto Serrano, Litoral Sul durante a madrugada e manha diminuindo a condição de chuva progressivamente no decorrer da tarde e noite alternando com grandes períodos de melhoria (aberturas de sol). Nas demais regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e parte do Planalto Serrano, variação de nuvens melhorando gradualmente intercalando com períodos prolongados de sol onde faz calor na maior parte do dia. A umidade presente nos primeiros níveis da atmosfera, possibilita muitas nuvens com eventual chuva ou garoa ocasional de forma mal distribuídas entre a madrugada e manha no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

►TEMPERATURA: Rápida elevação durante o dia com calor em todo o estado com destaque para o Extremo Oeste e Oeste. O ar frio e mais denso vai se acumular em Fundos de Vales e pontos de Baixadas durante a madrugada e amanhecer ocasionando mínimas entre 14 e 17ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Já no Planalto Sul, mínimas entre 11 a 14ºC. No topo da Serra, e pontos do Oeste e Meio Oeste (municípios como Água Doce, Ponte Serrada, Irani e Faxinal dos Guedes, Caçador, Fraiburgo e Videira) temperatura mínima entre 7 a 9ºC. Nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 13 a 16ºC. Durante a tarde os termômetros sobem rapidamente e faz calor no Extremo Oeste, com máximas variando entre 28 a 30ºC. No Oeste e Meio Oeste máximas variando entre 26 a 28ºC. Já nos Planaltos Norte e Sul máximas entre 17 a 19ºC. No Litoral Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul os termômetros oscilam entre 23 a 25ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste ao longo do dia com velocidade média entre 10 a 15 km/h, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 a 45 km/h ao longo de SC.

——————————————————————————————————————–

QUARTA-FEIRA 18/07/2018

TEMPO EM SC: O ar seco e quente que cobre o estado de SC, favorece tempo firme com presença de sol e poucas variações de nuvens na maioria das regiões. Faz calor com gradual elevação das temperaturas ao longo do dia com máximas oscilando entre 28 a 32ºC com destaque para o Litoral Sul e Oeste. Sensação de abafamento em momentos do dia. O ar frio e úmido concentrado na baixa troposfera possibilita a formação de nevoeiros durante o amanhecer em pontos do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Costão da Serra.

►TEMPERATURA: Rápida elevação durante o dia com calor em todo o estado com destaque para o Extremo Oeste e Oeste. O ar frio e mais denso vai se acumular em Fundos de Vales e pontos de Baixadas durante a madrugada e amanhecer ocasionando mínimas entre 14 e 17ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Já no Planalto Sul, mínimas entre 12 a 15ºC. No topo da Serra, e pontos do Oeste e Meio Oeste (municípios como Água Doce, Ponte Serrada, Irani e Faxinal dos Guedes, Caçador, Fraiburgo e Videira) temperatura mínima entre 7 a 9ºC. Nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 16 a 19ºC. Durante a tarde os termômetros sobem rapidamente e faz calor no Extremo Oeste, com máximas variando entre 29 a 31ºC. No Oeste e Meio Oeste máximas variando entre 27 a 29ºC. Já nos Planaltos Norte e Sul máximas entre 18 a 23ºC. No Litoral Norte, Vale do Itajaí e Litoral Sul os termômetros oscilam entre 26 a 28ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste ao longo do dia com velocidade média entre 10 a 15 km/h, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 a 45 km/h ao longo de SC.

► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9