TERÇA-FEIRA 03/06/2018

TEMPO EM SC: O ingresso de uma frente fria de fraca intensidade, provoca tempo fechado com eventuais chuvas ocasionais entre a madrugada e manha na maioria das regiões do estado de SC. O maior contraste térmico potencializado pela frente fria, promove algumas rajadas ocasionais de ventos do quadrante sudeste a sudoeste na ordem dos 50 a 70 km/h longo do Litoral entre a madrugada, manha e tarde. Alguns períodos prolongados de melhoria com algumas aberturas de sol ocorrem durante o dia. No decorrer da tarde e principalmente no período da noite, aumento de nuvens com pancadas de chuva e eventuais trovoadas nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano e parte do Litoral Sul. Essa situação do tempo é favorecida pelo aprofundamento de um cavado (sistema de baixa pressão alongado) em combinação com uma perturbação na média e alta troposfera (ondas curtas em 500 hPa), potencializando consideravelmente muitas áreas de instabilidades e alguns temporais isolados.

►TEMPERATURA: Segue amena no amanhecer na maioria das regiões. Faz frio nos setores do Litoral Sul, Planalto Sul e algumas áreas do Oeste e Extremo Oeste, com destaque para os municípios que fazem divisa com o estado Gaúcho. Mínimas no início do dia, variando entre 13 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis e alguns pontos do Planalto Serrano. Já no topo da Serra, mínimas 4 a 7ºC no amanhecer. Nos municípios que compõem o Litoral Sul, frio o dia todo com temperatura no amanhecer variando entre 12 a 14ºC (máxima do dia) e com mínimas à noite em torno dos 9 a 10ºC. Durante a tarde as temperaturas permanecem amenas na maior parte do estado sem muita elevação com máximas variando entre 16 a 18ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e algumas áreas do Planalto Sul. Nas cidades do topo da Serra, máximas entre 9 a 15ºC. Algumas áreas do Costão da Serra a máxima não passa dos 10ºC. No Planalto Norte, máximas um pouco mais elevadas, na marca dos 22ºC. Durante a noite, queda acentuada da temperatura sobretudo no topo da Serra Catarinense e Litoral Sul.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, com velocidade média entre 15 a 35 km/h. Eventuais rajadas de sudeste a sul entre a Grande Florianópolis e algumas áreas do Litoral Sul com velocidade variando entre 50 a 75 km/h. Nas demais regiões rajadas entre 35 a 50 km/h.