[dropcap]S[/dropcap]e a segunda-feira (04) já foi gelada na maioria das cidades da Serra Catarinense, é bom se preparar para os próximos dias. A previsão do tempo indica frio, geada e temperaturas baixas até semana que vem. Porém, entre quinta e sexta-feira (7 e 8), pode chover. O fim de semana será de tempo bom, mas de muito frio.

 

Terça-feira 05/06/2018

►TEMPO EM SC: O aprofundamento de um centro de baixa pressão (ciclone extratropical) em conjunto com a formação de uma nova frente fria, promove muitas nuvens com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas isoladas em boa parte das regiões do estado catarinense com destaque para o turno da madrugada e manha. Risco de temporal bem isolado. No decorrer da tarde e noite, chuva mal distribuída intercalando com alguns momentos de melhoria nos setores do Oeste, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Litoral em função da aproximação de um sistema de alta pressão e o afastamento do sistema frontal (ciclone) para alto mar.

►TEMPERATURA: Amena em todas as regiões durante o turno da manha e tarde, com (temperatura estável e sem muita alteração ao longo do dia com mínimas ocorrendo à noite). Temperatura máxima variando entre 10 a 13ºC do Oeste ao Planalto Serrano, e com queda acentuada a noite onde as mínimas ficam na marca dos 6 a 8ºC no Oeste, 4 a 5ºC nos municípios do Meio Oeste e que fazem divisa com o Planalto Sul, 0 a 4ºC no topo da Serra Catarinense com formação de geada a noite. Na Faixa Litorânea, máximas variando entre 17 a 20ºC à tarde. Mínimas no Litoral e Vale do Itajaí, variando entre 11 a 15ºC (inicio do dia e final da noite).

►VENTO: Muito variável ao longo do dia. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano, vento de sudoeste a sul com rajadas ocasionais de 25 a 40 km/h. Já nas regiões Litorâneas vento oscilando entre o quadrante nordeste a noroeste pela madrugada e manha passando para o quadrante sudoeste a sul ao longo da tarde com rajadas ocasionais variando entre 35 a 50 km/.

—————————————————————————————————————-

Quarta-feira 06/06/2018

TEMPO EM SC: Variação de nuvens baixas entre a madrugada e amanhecer com formação de nevoeiros isolados em algumas áreas do Oeste ao Planalto Serrano melhorando gradualmente as condições do tempo com presença de sol e ouças nuvens ao longo do dia. Uma massa de ar seco e frio (centro de alta pressão) favorece a presença do sol com pouquíssimas nuvens em todas as regiões do estado catarinense ao longo do dia (céu azul com poucas nuvens). Pequenos intervalos de maior nebulosidade. Faz frio entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla nas áreas mais altas de baixadas e fundos de Vales do Oeste, Meio Oeste e de forma mais abrangente no Planalto Sul e Planalto Norte. Alguns pontos do Planalto Sul ao Extremo Oeste, o ar mais frio e úmido nas primeiras camadas da atmosfera, possibilita a formação de nevoeiros durante o turno da madrugada e inicio do dia, dissipando-se rapidamente em função da variação de temperatura. Durante a noite a nebulosidade começa a ganhar espaço em algumas cidades do Oeste e Norte do estado onde alguma chuva ocasional não pode ser descartada.

►TEMPERATURA: Baixa em todas as cidades catarinenses com mínimas variando entre 5 a 8ºC no Oeste (-1 a 3ºC em Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes e Irani com geada mais abrangente no amanhecer – pontos altos do Oeste), 2 a 5ºC no Meio Oeste e divisa com o Planalto Sul, -3 a 0ºC no topo do Planalto Sul (Bom Jardim da Serra, Urupema, São Joaquim e pontos altos de Urubici). Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas variando entre 6 a 11ºC e oscilando entre 8 a 12ºC no Vale do Itajaí e Litoral Norte.  Durante o dia, temperatura não sobe muito com máximas à tarde entre 14 a 15ºC do Oeste ao Planalto e variando entre 17 a 20ºC na Faixa Leste.