FRENTE FRIA INGRESSA SOBRE SC E REFORÇA TEMPORAISSEVEROS ASSOCIADOS A RAIOS, GRANIZO E POSSÍVEIS VENDAVAIS!!!

FRIO INTENSO NO FINAL DE SEMANA COM GEADA AMPLA A PARTIR DO DOMINGO!!!

SEXTA-FEIRA 24/08/2018

​TEMPO: Aumento de nuvens pela manha com pancadas de chuva acompanhadas de raios (instabilidade pré-frontal) em alguns municípios do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste ao Planalto Serrano assim como algumas áreas do Norte de SC, Vale do Itajaí e Faixa Litorânea devido à aproximação de uma frente fria. Uma atmosfera extremamente instável onde ocorrem já pela madrugada e manha fortes temporais com risco de vendaval em alguns pontos mal distribuídos de SC. Poucas aberturas de sol ocorrem sobre o estado catarinense ao longo do dia. As instabilidades ganham força no decorrer da tarde e noite com o avanço dosistema frontal (frente fria), provocando chuva com eventuais trovoadas (raios) em todas as regiões. O fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica (Jato de Baixos Níveis) em combinação com o forte gradiente de temperatura do sistema frontal, aliado a instabilidade de ondas curtas na média e alta atmosfera (perda de massa muito grande em 500 hPa – forte divergência em 250 hPa), potencializa elevados índices de instabilidades em todo o estado. Risco de temporais severos com fortes pancadas de chuvas, raios, granizo e ventania com rajadas fortes oscilando entre 80 a 100 km/h, podendo passar facilmente destes valores. Temporais que podem causar DANOS A SOCIEDADE assim como; DESTELHAMENTO, QUEDA DE ARVORES, POSTES DE ENERGIA, REDE ELÉTRICA E ENTRE OUTROS ESTRAGOS.Sensação de abafamento pela madrugada e manha. Faz calor, onde os termômetros podem atingir a marca dos 28ºC no Sul do estado.

​►TEMPERATURA: Mais elevada em todas as regiões, devido o ar aquecido e instável presente na baixa atmosfera. Mínimas durante a madrugada oscilando entre 20 a 22ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste e15 a 18ºC no Planalto Serrano. No topo da Serra mínimas entre 12 a 14ºC. No Litoral Sul, mínimas entre 11 a 13ºC no inicio do dia.  Entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Planalto Norte, mínimas na marca dos 14 a 17ºC. As máximas se elevam rapidamente pela manha e início da tarde, oscilando entre 23 a 25ºC no Extremo Oeste e Oeste assim como algumas áreas do Vale do Itajaí e Planalto Serrano. Máximas entre 26 a 28ºC no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

​►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste em todas as regiões trocando de direção para o quadrante sudoeste a sul com velocidade média entre 20 a 30 km/h. Rajadas ocasionais de 80 a 100 km/hpodem ocorrer ao longo do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Já topo da Serra e cidades que terão tempo mais severo, as rajadas podem superar valores acima dos 120 km/h.

—————————————————————————————————————-

SÁBADO 25/08/2018

TEMPO: Um sistema frontal (frente fria) com deslocamento rápido, reforça muitas áreas de instabilidades provocando chuva acompanhadas de trovoadas durante a madrugada em algumas áreas do Planalto ao Litoral. Risco de temporais com queda de granizo e ventania em função do forte gradiente de temperatura assim como a perturbação de ondas curtas na média atmosfera. O ar frio e úmido impulsionados por um ciclone extratropical em alto mar, possibilita uma grande quantidade de nuvens entre o Extremo Oeste ao Planalto Serrano, promovendo céu nublado com chuva e garoa ocasional entre a madrugada e manha, alternando com períodos de melhoria durante o turno da tarde. O tempo melhora entre o Vale do Itajaí e Faixa Litorânea com predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte do dia intercalando com momentos de maior nebulosidade. Remota chance de NEVE, SINCELO assim como GAROA E CHUVA CONGELADA no topo da Serra sobretudo no Morro da Igreja, Morro das Torres em Urupema, Distrito do Cruzeiro em São Joaquim, Distrito de Vacas Gordas em Urubici assim como em alguns bairros das cidades entre o amanhecer, manha e noite de sábado assim como na madrugada do domingo.

​►TEMPERATURA: Queda acentuada da temperatura à medida que a frente fria se desloca durante a madrugada do Oeste ao Planalto com mínimas entre 1 a 3ºC durante e com máximas entre 6 a 9ºC. No topo da Serra, a temperatura mínima pode chegar entre -2 a 1ºC e com máximas entre 3 a 5ºC. Nos setores da Grande Florianópolis Litorânea, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 16 a 18ºC. Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 14 a 16ºC nas primeiras horas da manha. Temperaturas máximas variando 19 a 21ºC no Litoral Sul. Nas demais regiões do Vale do Itajaí e Norte de SC, máximas oscilando entre 22 a 24ºC. No Planalto Norte as máximas podem atingir os 23ºC à tarde. Queda brusca dos termômetros a noite em todas as regiões.

​►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sul em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 25 km/h. Rajadas ocasionais de 50 a 60 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra  e Litoral Sul.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Domingo (26/08): Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio) inibe o processo de formação de nuvens promovendo um dia ensolarado de céu claro a poucas nuvens (céu azul) e com temperaturas muito baixas em todo o estado. Amanhece mais nebuloso (céu nublado) do Oeste ao Planalto Serrano o que eventualmente pode provocar alguma neve ou chuva congelada no topo da Serra durante a madrugada, ficando com sol e poucas nuvens ao longo da manha e tarde. Muito frio no amanhecer com formação de geada ampla em boa das regiões com temperaturas entre -1 a 1ºC no Extremo Oeste, -3 a 0ºC no Oeste e Meio Oeste assim como no Planalto Serrano, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. No topo da Serra mínimas entre -1 a -4ºC. Chance de sincelo no topo da Serra no inicio do domingo. Formação de geada nos fundos de Vale e pontos de baixadas em algumas áreas do Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Segunda-feira (27/08): O ar seco e frio que cobre boa parte da região Sul do Brasil (centro de alta pressão continental) dificulta o processo de formação de nuvens promovendo um dia ensolarado de céu claro a poucas nuvens (céu azul) e com temperaturas muito baixas em todo o estado. Muito frio no amanhecer com formação de geada ampla no amanhecer em boa das regiões com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC entre o Oeste ao Planalto Serrano.

Terça-feira (28/08): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Formação de geada nas áreas mais altas do Oeste ao Planalto Serrano. O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera promove a formação de nevoeiros no amanhecer. Durante a tarde as temperaturas voltam a subir com máximas próximas de 20ºC.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9