©Wagner Urbano

[dropcap]O[/dropcap]s serranos já podem começar a preparar os cachecóis e os casacos, pois o frio chegou. Esta terça-feira (8) amanheceu mais frio em Lages. As mínimas registradas na Serra foram de 3°C em São Joaquim e 6°C em Lages. A previsão é de dias mais frios com temperaturas baixas ao amanhecer e noite. A partir da semana que vem, o frio deverá ser mais intenso na Serra. Pois há possibilidade de geada no domingo. A informação é do engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho.

Nesta quarta-feira (9, uma massa de ar mais frio no Atlântico com passagem pelo Rio Grande do Sul, traz umidade para o Nordeste de SC e Litoral, mais o Centro-Norte, com alternância entre nublado a sol, podendo ter alguma chuva isolada e bem ocasional. Muitos locais podem passar sem chuva. Na Serra o dia permanece entre céu claro a sol e nuvens pondo ter intervalos de nublado.

Com temperatura baixa ao amanhecer e agradável de tarde. Mínimas entre 10°C e 16°C na maior parte do Estado, e entre 3°C e 6°C em vários pontos do topo da Serra, baixadas e vales com alguma chance de geada bem isolada. Máximas entre 16 °C e 19°C.

Na quinta-feira, o tempo continua estável. A massa de ar polar sobre o Atlântico se afasta mais do Sul do Brasil. O dia começa nublado com aberturas de sol. Há chance de garoa na madrugada e início da manhã em pontos isolados. Céu claro a poucas nuvens a intervalos de muitas nuvens a possível nublado nas demais áreas. Temperatura mais alta no Oeste e Sul, frio ao amanhecer. Mínimas; 11 8°C e 17°C na maioria das regiões do Estado. Na Serra os termômetros ficam entre 5°C e 8°C, com máximas entre 17°C e 20°C.

Uma frente fria fraca ao longo da sexta-feira (11) muda a temperatura com máximas de 19°C; no sábado (12), fica entre 08°C e 19°C e, no domingo (13), entre 11°C e 19°C em Lages, enquanto que em São Joaquim a temperatura mínima fica entre 6°C e 9 °C e a máxima entre 19°C e 22°C. Ainda conforme Coutinho, há possibilidade de geada nos pontos mais altos da Serra. Podendo ocorrer temperaturas negativas.

Fonte: CL mais