[dropcap]A[/dropcap] madrugada de segunda-feira (04) foi gelada na Serra Catarinense. A temperatura mais baixa registrada foi em Painel, com -3ºC. -2,7 São Joaquim; -2,4 Bom Jardim da Serra; -1,5 Urupema. Em Lages, a mínima foi de 2,2ºC.

As paisagens de diversas cidade da Serra, amanheceram cobertas de geada, e, a previsão indica que deve ser assim até na quarta-feira. Já que entre quinta e sexta-feira deve chover. No sábado e domingo o tempo será firme, mas com muito frio.

Previsão para segunda-feira

O TEMPO VOLTA A FICAR INSTÁVEL EM SC!

Segunda-feira 04/06/2018
TEMPO EM SC: O aprofundamento de um cavado invertido (área de baixa pressão alongada) aliado a uma perturbação nos níveis médios e altos da atmosfera (5 a 12 km de altitude), possibilitam a formação de áreas de instabilidades ocasionando céu encoberto nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte com destaque para as regiões que fazem divisa com o Paraná, onde ocorre chuvas ocasionais e eventuais trovoadas ao longo do dia. Essas instabilidades ganham espaço rapidamente sobre o território catarinense, e avançam em direção as demais regiões do estado no decorrer do dia sobretudo entre a tarde e noite, promovendo chuva ocasional com intensidade fraca a moderada. Entre o Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, sol com aumento de nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva durante entre o final da tarde e noite.

►TEMPERATURA: Permanece baixa em todo o estado entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla nas áreas mais altas do Planalto Serrano e Meio Oeste. Mínimas variando entre 7 a 11ºC no Oeste e Extremo Oeste, 4 a 7º no Meio Oeste, 5 a 7ºC em varias cidades do Planalto Sul que fazem divisa com o PR e com regiões do Meio Oeste e Planalto Norte, 0 a -3ºC no topo da Serra. O frio se faz presente também no Litoral e Vale do Itajaí, com mínimas variando entre 6 a 13ºC no amanhecer. No decorrer da tarde as temperaturas não sobem tanto com máximas entre 12 a 14ºC do Oeste ao Planalto Serrano. Na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, as máximas não oscilam entre 16 a 19ºC.

►VENTO: Vento soprando de nordeste a noroeste com oscilações para oeste a sudoeste, nas regiões do Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte com velocidade média de 10 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 35 km/h. Do Litoral ao Vale do Itajaí, vento atuante do quadrante sul a sudeste passando gradualmente para o quadrante norte a nordeste com rajadas de 40 km/h.

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Quinta-feira com presença de sol e aumento gradual de nuvens. Um sistema de baixa pressão aliado a uma frente fria (sistema frontal) entre o Oceano e regiões Sudeste do Brasil promove aumento de nuvens com chuva ocasional em algumas áreas que fazem divisa com o Paraná dos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e de forma bem isolada no Litoral e parte do Vale do Itajaí alternando com grandes períodos de sol. Entre sexta-feira e sábado (06 e 07/06), um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio com característica polar), com valor pontual de 1024 hPa, dificulta o processo de formação de nuvens favorecendo a presença do sol com poucas nuvens em todas as regiões, com temperaturas baixas em todo o estado. Formação de geada ampla nas em vários pontos do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e alguns pontos isolados do Litoral e Vale do Itajaí. Entre os dias 10 e 13, uma perturbação em 500 hPa aliado ao transporte de ar quente e úmido da região Amazônica, possibilita a formação de áreas de instabilidades com chuva e trovoadas ao longo do período, alternando com aberturas de sol (Frontogênese).

_____________________________________________________________
PREVISÃO DO TEMPO PARA O FINAL DE SEMANA – ACESSE – https://www.portaldotempo.com/previsao-do-tempo

Piter Scheuer – Meteorologista