sicred
Unifique

[dropcap]A[/dropcap] guarnição do corpo de bombeiros foi acionada na tarde de quinta-feira (25), para atender dois incêndios florestais no perímetro urbano de São Joaquim.

O primeiro foco foi registrado por volta das 14 horas, no bairro Santa Paulina, atrás da Auto Elite. O fogo na vegetação estava perto de casas. OS bombeiros usaram batedores para extinguir o fogo.

Morador apagando foco ao lado da casa.

O segundo foi nos terrenos ao lado do Belvedere (Escadaria), onde o fogo chegou próximo de residências. Os bombeiros usaram técnicas de combate com sopradores costais, onde fizeram o combate às chamas. Nessa ocorrência, as chamas estavam muito perto das casas ao lado da torre da Vivo. Os moradores estavam indignados com essa situação, pois todos os anos incêndios em vegetação levam perigo as residências no perímetro urbano.

Bombeiros usando técnica com soprador para apagar fogo em vegetação rasteira

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fenômeno ‘queima’ a vegetação e faz com que ela fique mais seca. Essa condição combinada com a baixa umidade do ar favorece ocorrências de incêndios florestais.

Com o objetivo de prevenir queimadas tanto na área rural quanto na urbana, os bombeiros alertam os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo. Além de ser crime ambiental, a baixa umidade faz com que os focos de incêndio se espalhem mais rápido.

Outra orientação dos bombeiros é evitar descuidos que podem ser determinantes para causar incêndio. Deixar algo com fogo, como uma vela, por exemplo, perto de madeira, papel e tecido.

O número para relatar princípios de incêndio é o 193, do Corpo de Bombeiros.