SÁBADO 15/09/2018

TEMPO: Áreas de instabilidades associadas ao a corrente de jato subtropical (ventos fortes em níveis altos da atmosfera) possibilitam muitas nuvens carregadas com eventuais pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas (raios) nos setores do Oeste ao Planalto Serrano durante os turnos da madrugada e manha. No decorrer da tarde, as instabilidades perdem força e permitem com que o sol apareça por bons períodos, sempre dividindo o espaço no céu com as nuvens sobretudo nos municípios que compõem o Extremo Oeste ao Meio Oeste. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, céu nublado alternando com períodos de melhoria (sol entre nuvens) com chuva e garoa mal distribuída pela manha. Durante a tarde e noite, aumento de nuvens nos entre a Faixa Litorânea, Vale do Itajaí e Planalto Norte com chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada devido um corredor de umidade gerado por uma baixa pressão relativa sobre alto mar. Volumes de chuva mais expressivos na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com pontuais variando entre 30 a 40 mm, devido à convergência de massa nas primeiras camadas da atmosfera.

​►TEMPERATURA: Segue amena na maioria das regiões com destaque para os turnos da madrugada e amanhecer, com mínimas entre 13 a 15ºC no Extremo Oeste e Oeste, 11 a 14ºC no Meio Oeste e variando entre 9 a 11ºC no Planalto Serrano. Nas cidades do topo da Serra, mínimas durante as primeiras horas do amanhecer oscilando entre 6 a 8ºC. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 15 a 17ºC. As temperaturas máximas variam entre 21 a 23ºC no Extremo Oeste, 18 a 22ºC no Oeste, Meio Oeste e oscilando entre 16 a 19ºC na Serra Catarinense. Já no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte de SC, máximas entre 21 a 24ºC.

​►VENTO: Predominante do quadrante noroeste a nordeste do Oeste ao Meio Oeste, fraco a moderado com velocidade média entre 10 a 15 km/h com oscilações para o quadrante sudeste a sul no decorrer da noite. Algumas rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ocorrem em pontos do Meio Oeste, topo da Serra e Litoral Sul. Vento soprando de leste a sudeste no Litoral e Vale do Itajaí, com rajadas de 20 a 30 km/h.

MAR: Condição de ressaca não aconselhável à navegação de pequenas e médias embarcações. Mar muito agitado, com picos de onda de 3,5 m a 4,5 m nas regiões de alto mar. Ondas de leste a sudeste com altura próxima de 2,5 a 3,5 m nas regiões mais próximas da costa.

 ————————————————————————————————————–

DOMINGO 16/09/2018

TEMPO: Nebulosidade variável alternando com períodos prolongados de sol entre o Oeste ao Planalto Serrano na maior parte do dia devido o predomínio da corrente de jato subtropical (ventos fortes na alta atmosfera). Aumento de nuvens com pancadas de chuva e eventuais trovoadas no final da tarde e noite nos municípios próximos do PR, devido o deslocamento de uma área de baixa pressão. O escoamento de ar frio e úmido proveniente da região oceânica (circulação marítima), favorece céu nublado com chuva e garoa ocasional entre a Faixa Litorânea, Vale do Itajaí e algumas áreas do Planalto Norte e Serra Catarinense intercalando com grandes períodos de melhoria (sol entre muitas nuvens). Temperaturas estáveis no Litoral e mais altas do Extremo Oeste e Meio Oeste na marca dos 26ºC.

​►TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer entre 12 a 15ºC no Extremo Oeste, Oeste, 11 a 14ºC entre o Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra Catarinense (cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Painel, Rio Rufino e Urupema) as mínimas variam entre 3 a 5ºC no inicio do dia com possibilidade de geada nas baixadas. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 14 a 16ºC. Ao longo do dia, as temperaturas permanecem estáveis e sem muita elevação com máximas oscilando entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste, 21 a 24ºC no Oeste e algumas áreas do Meio Oeste e oscilando entre 19 a 23ºC no Planalto Serrano. Já no Litoral Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, máximas entre 22 a 24ºC.

​►VENTO: Soprando do quadrante noroeste a nordeste do Oeste ao Meio Oeste, fraco a moderado com velocidade média entre 10 a 15 km/h com oscilações para o quadrante sudeste a sul no decorrer da noite. Algumas rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ocorrem em pontos do Meio Oeste, topo da Serra e Litoral Sul. Vento soprando de leste a sudeste no Litoral e Vale do Itajaí, com rajadas de 20 a 30 km/h.

MAR: Condição de ressaca não aconselhável à navegação de pequenas e médias embarcações. Mar muito agitado, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m nas regiões de alto mar. Ondas de leste a sudeste com altura próxima de 2,0 a 3,5 m nas regiões mais próximas da costa.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Segunda-feira (17/09): Uma área de baixa pressão atmosférica, organiza muitas nuvens carregadas com pancadas de chuva com raios entre a madrugada e manha em todas as regiões. Risco de temporais localizados com granizo e ventania. O tempo volta a melhorar com aberturas de sol no decorrer da tarde e turno da noite nos setores do Oeste a Serra e Litoral Norte, devido o afastamento das instabilidades para alto mar.

Terça-feira (18/09): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em boa parte da Faixa Leste e Vale do Itajaí devido o predomínio de um sistema de alta pressão. A umidade presente nas primeiras camadas da atmosfera, possibilita uma maior quantidade de nuvens entre do Oeste ao topo da Serra alternando com grandes aberturas de sol. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens intercalando com momentos de maior nebulosidade. Temperatura baixa entre madrugada e amanhecer do Oeste ao Planalto Serrano variando entre 7 a 9ºC. Faz calor no Litoral Norte e Vale do Itajaí com máximas variando entre 27 a 29ºC.

Quarta-feira (18/09): Predomínio de sol com poucas variações de nuvens devido à atuação de uma massa de ar seco. Nevoeiros no amanhecer em algumas áreas do Oeste ao Planalto Serrano. Temperaturas mais baixas no amanhecer e elevadas à tarde. Faz calor em todas as regiões com máximas que atingem o patamar dos 29ºC.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9