[dropcap]A[/dropcap] vida de Valentina Vieira, de 10 anos, mudou radicalmente no início do ano, quando ela foi aprovada em seu primeiro teste para a TV e ficou com o papel da doce Sofia, neta do personagem de Antonio Fagundes em “Bom sucesso”. A atriz mirim, que nos últimos dois anos passava as férias no Rio estudando interpretação, teve que largar sua cidade, São Joaquim, no interior de Santa Catarina, e se mudar às pressas com a mãe, a psicóloga Raquel Vieira, e o irmão, Benjamim, de 6 anos, para o Rio. O pai, médico, ficou na antiga cidade. Valentina trocou de escola (é aluna do 5º ano), fez novos amigos e conseguiu realizar seu grande sonho de ser atriz.
“Amo o que eu faço. É uma rotina muito corrida, mas divertida e cheia de aprendizados. Fico até chateada quando não gravo”, diz ela, que desde pequena manifestava o desejo de trabalhar na TV.
“Ela sempre foi uma criança diferente. Aos 3 anos, fez uma peça na escola como protagonista e surpreendeu todo mundo pegando o microfone”, lembra a mãe. “Valentina sempre teve uma inteligência emocional muito grande, é estudiosa, adora ler e conversar com os mais velhos. Ela é exatamente como a personagem na novela”, completa Sandra.
O sucesso da atriz é tanto que às vezes formam-se filas na escola onde ela estuda para tirarem selfie com ela e pegar autógrafo. E advinha o que Valentina planeja para o futuro? “Quero ganhar o Oscar”, responde ela, que bateu um papo com o EXTRA nesse Dia das Crianças.
Está gostando de morar no Rio?
Está sendo incrível! Essa experiência está fazendo com que eu amadureça e me reconheça mais, sabe?! Eu sinto muita saudade de São Joaquim (SC), aliás, é uma parte de mim que nunca ficará para trás! Mas nada que me impeça de aproveitar e amar o Rio de Janeiro também! Já fiz muitas amizades, amigos da arte, da escola e do “trabalho”!
Como você concilia o trabalho com os estudos? É fácil?
Não é difícil porque eu amo o que eu faço. Vou para a escola pela manhã e gravo à tarde. À noite, faço as tarefas e estudo para as provas. Mas, às vezes, estudo nos intervalos das gravações. É uma rotina um pouco corrida, mas muito divertida e cheia de aprendizados. Fico muito feliz quando vejo no roteiro que tem muitas cenas e fico chateada quando tenho folga. Por isso, mesmo quando fico cansada, estou muito feliz!
Você é uma aluna estudiosa, que tira 10 ou é da turma da bagunça?
Estudiosa, né?! Tem que ser (risos).
Você é muito reconhecida na escola? Te pedem muita selfie lá?
Sim! Algumas selfies, mas principalmente autógrafo! Quando tem muita gente, as pessoas fazem fila, mas quando é pouquinho vem um, vem outro! É muito legal!
Como você lida com a fama? Gosta da fama? Sempre sonhou em ser atriz?
Meus pais me explicaram desde o início a diferença entre ser famosa e ser atriz. A fama não muda e nem pode mudar minha pessoa! Mas é legal ver que tantas pessoas gostam de você, do seu personagem! Esse amor pela arte eu sempre tive, mas para ser atriz, eu fui descobrindo aos poucos.
Como você faz para decorar textos? Tem alguma dificuldade?
Eu leio o roteiro e estudo os capítulos que serão gravados. Leio o capítulo e destaco minhas falas. Tento entender a cena e a intenção das minhas falas. Repito algumas vezes em voz alta e presto atenção na ordem da cena, principalmente na fala que antecede a minha. Antes de gravar, eu sempre “passo” as cenas com uma profissional chamada preparadora de elenco. Eu acho que não tenho dificuldade… é muito mais fácil do que estudar para as provas (risos).
O que gosta de fazer nas horas livres?
De desenhar, brincar com meu irmão, ler, ver TV, mexer no celular, ficar com a família.
O que você faz com o dinheiro que ganha?
Eu guardo para quando eu crescer.
Qual o seu grande sonho?
Meu maior sonho é fazer do mundo um lugar mais cheio de amor, de sorrisos. E profissionalmente, ganhar o Óscar! Quando crescer, quero ser atriz.
Fonte: Jornal EXTRA