[dropcap]A[/dropcap] brasileira Amandinha foi eleita pela quarta vez seguida a melhor jogadora de futsal do mundo. Com a conquista, a cearense passa a ser a atleta com maior número de vitórias na eleição anual; ela estava empatada com Vanessa, ambas com três títulos.

A votação foi realizada pelo site Futsal Planet e contou com a participação de mais de 200 especialistas em futsal, entre técnicos e atletas profissionais. A ala do Leoas da Serra (SC) desbancou outras nove atletas, inclusive companheiras de seleção, como Vanessa e Diana, para ficar com o título.

Ao todo, são 211 especialistas ao redor do mundo e cada um escolhe os cinco primeiros colocados por categoria, dando cinco pontos para o líder, quatro para o segundo e assim por diante. Campeã da Copa América de 2017 com a Seleção Brasileira, Amandinha venceu a eleição com mais de 200 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a espanhola Amélia. A brasileira Vanessa — eleita melhor do mundo em 2010, 2011 e 2012 — completou o pódio da disputa, com o terceiro lugar.

Futsal brasileiro no topo

Além da conquista individual de Amandinha, a seleção brasileira masculina também foi eleita a melhor da temporada 2017. Mesmo diante de um processo de renovação, o Brasil entrou 12 vezes em quadra no ano passado e saiu invicto: venceu 11 partidas e empatou uma, aproveitamento que lhe rendeu o título da Copa América.