Durante a 24ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim, dois livros foram lançados em uma parceria entre a Epagri e o Sebrae/SC, celebrando a relevância da Maçã Fuji, símbolo da região. Certificada com Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem, a fruta ganha agora um registro mais profundo de sua importância histórica e cultural através das publicações.
Um dos livros destaca o trabalho técnico da Epagri, responsável pela delimitação da área que compreende a Indicação Geográfica da maçã, atestando a qualidade e exclusividade da produção. A segunda obra narra o percurso da Maçã Fuji, desde sua chegada à Serra Catarinense até sua consolidação como uma das principais fontes de emprego e renda para a região de São Joaquim.
Para Antônio Marcos Pagani de Souza, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, a iniciativa representa o reconhecimento de uma das melhores maçãs do mundo. “Essa fruta, única, é cultivada exclusivamente em altitudes acima de 1.200 metros, e esse trabalho conjunto da Epagri e Sebrae reforça a importância de difundir essa história para todo o país”, destacou.