Maio é o mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Chamado de Maio Laranja – toda a campanha de conscientização é feita com essa cor -, o período serve para sensibilizar a sociedade, discutir essa realidade e combater as formas de violência.

O dia 18 foi instituído pela Lei Federal n. 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos. A data é alusiva à morte da menina Araceli, violentada e assassinada aos oito anos de idade no Espírito Santo.

Para a desembargadora Rosane Portella Wolff, titular da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), é preciso redobrar os esforços para combater esses crimes porque houve um aumento de casos no período do isolamento social: “As crianças e adolescentes ficam isolados do vírus, mas não do risco de sofrer violência e abuso sexual, tendo em vista que a maioria dos casos ocorre no âmbito do núcleo familiar ou de pessoas próximas.”

Com o intuito de informar, sensibilizar a sociedade e combater essa forma de violência, a Ceij disponibiliza abaixo materiais e links úteis.

Canais de denúncias

Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência, pode denunciar de forma identificada ou anônima através dos canais abaixo:

Aplicativo Direitos Humanos Brasil – Android e IOS

Conselho Tutelar

Disque 100

Ministério Público

Ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Polícia Civil – Telefone: (48) 9884-0011 (WhatsApp/Telegram)

Materiais Informativos

Materiais do PJSC

Cartilha Super Adultos de Confiança

Banner Disque 100 (horizontal)

Banner Disque 100 (vertical)

Fotos da campanha

Materiais externos

Cartilha Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Abordagem de Casos Concretos em uma Perspectiva Multidisciplinar e Interinstitucional

Cartilha Proteção de Crianças e Adolescentes – Canal Proteja

Defenda-se: Sentimentos – Grupo Marista

Guia de referência: Construindo uma cultura de prevenção à violência sexual

Guia escolar: Identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Navegação segura

Orientação para gestores e profissionais de saúde