[dropcap]N[/dropcap]asceu na tarde desta quinta-feira (12), no hospital Sagrado Coração de Jesus, o primeiro bebê pelo plantão obstétrico, realizado pelo “Programa Nascer Bem em São Joaquim”, que começou a funcionar no último dia 10 de julho.

O parto foi feito pelo ginecologista Dr. Leonardo Bathcke, o pediatra foi o Dr. Henrique Zabot e o Dr. Antônio foi o anestesista, todos fazem parte da equipe do plantão e sobreaviso. A mãe, Patrícia da Rosa Machado e o Pai Everton Padilha da Silva comemoraram a chegada do pequeno Moisés, que tem origem no hebraico Moshe, que provavelmente deriva do termo egípcio mesu, que quer dizer “criança” ou “filho”.

Para o Pai, Everton, o nascimento do seu filho em São Joaquim foi uma realização, pois mostra que o projeto funciona e trará benefícios. “Fomos muito bem atendidos, temos só que agradecer que deu tudo certo, nasceu com saúde, quero gradecer a Deus e a todos que fizeram com que isso se realizasse em São Joaquim” afirma Everton.

Todo o Pré-Natal foi realizado pelo SUS, onde foi feito o acompanhamento da família. Toda a parte de exames, medicação e suporte foi dado pela secretaria de Saúde do município.

O serviço será de urgência e emergência obstétricas, com o programa nascer bem em São Joaquim. Esse projeto visa atender gestantes oriundas do SUS (Sistema único de saúde), com o acompanhamento dos profissionais de saúde do programa.